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Agro
Segunda, 27 de fevereiro de 2012, 17h26

Produtores buscam tecnologia e assistência técnica em armazenagem


Proximidade das unidades é fator fundamental na escolha do produtor
Uma colheita inteira pode ser prejudicada pela falta ou demora de assistência técnica aos equipamentos de armazenagem de grãos. Justamente para evitar esse problema, além do custo elevado acarretado pela terceirização da armazenagem, o produtor Aquiles Busanello, de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, optou pela instalação de silos armazenadores e secadores na própria fazenda. “Nesse primeiro ano, percebemos ótimas vantagens, como a simplicidade da colheita com a secagem imediata, sem precisar de transportes, de forma mais eficiente, baixo custo e com a possibilidade de vender na hora apropriada”, avalia.
O período cada vez mais curto das colheitas, que varia de 30 a 45 dias, exige agilidade na montagem e na assistência técnica destes equipamentos. Neste caso, a escolha deve levar em consideração também a localização da empresa, uma vez que a rapidez na reposição de peças influencia sobremaneira o andamento da colheita. Outro benefício ao adquirir os silos de empresas que tenham unidades próximas às propriedades rurais é o atendimento adequado às características da região.
O coordenador de Montagem e Assistência Técnica da Casp, Humberto Issao Katayama, explica que o Centro-Oeste, por exemplo, é caracterizado pelo plantio de grandes áreas. “Para atender a demanda, os produtores dessa região necessitam de equipamentos com maior capacidade de armazenagem”. Ele acrescenta ainda que a unidade fabril da Casp, em Cuiabá, intensificou o investimento em montagem e assistência técnica há cerca de dois anos, o que inclui uma equipe especializada no atendimento e a garantia da fabricação de peças.
Ter soluções ao alcance reduz o tempo de máquinas paradas, situação que normalmente ocorre no “pico da safra”. O diretor executivo da Cooperativa Agrícola dos Produtores Rurais da Região Sul de Mato Grosso (Cooaleste), Paulo Bando, afirma que a assistência técnica é muito importante. “Esse foi um dos motivos que nos levaram até a Casp, pois o retorno é rápido e evita problemas de grandes proporções”. Além disso, a Cooaleste pôde contar com a tecnologia oferecida pela Casp na construção de seu próprio armazém. “Foi uma parceria significativa, que uniu a qualidade e um custo/benefício excelentes”, acrescentou Paulo Bando. 




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