Cuiabá | MT 26/04/2024
Agro
Terça, 06 de março de 2012, 16h57

Cuiabá recebe a primeira etapa do Circuito Feicorte NFT 2012


A capital do Estado de Mato Grosso estreia o primeiro dos cinco eventos que integram o projeto inovador para a pecuária nacional

Cuiabá recebe, nos dias 07 e 08 de março, a primeira etapa do Circuito Feicorte NFT 2012, no Centro de Eventos do Pantanal.

Realizado pela Feicorte (maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo e principal vitrine do setor) em parceria com a NFT Alliance (aliança de marketing cooperativado do agronegócio) e ACRIMAT (Associação de Criadores de Mato Grosso), o projeto tem como objetivo levar toda a referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços da Feicorte e NFT Alliance para as regiões dos principais pólos de produção de gado de corte, onde estão concentrados mais de 55% do total de cabeças. O evento tem o patrocínio Master da MSD Saúde Animal, Nutron Alimentos, Dow AgroSciences, Banco Original, Serrana e Programa Leilões e apoio das principais associações do setor. O Canal Rural é a mídia apoiadora do evento.

O Circuito Feicorte NFT 2012 também visa gerar novos negócios dentro do universo da bovinocultura, disseminar conhecimento e conteúdo sobre este mercado e dar passos largos em direção a inovação dentro do mercado de carne bovina.

Sob o formato de feira de negócios, com workshops para discussões dos principais temas relativos ao mercado, o Circuito Feicorte NFT 2012 vai reunir em Cuiabá produtores, técnicos, empresários e pessoas ligadas a este segmento, promovendo relacionamento e integração entre os participantes e expositores e oportunidades de negócios.

“Esperamos mais de 1500 visitantes nos dois dias de realização. Criamos uma feira de negócios em que 30 estandes permitem a exposição de produtos e serviços e o relacionamento com clientes e prospecções nas regiões onde se concentram a produção de bovinos de corte no Brasil”, explica Carla Tuccilio, gerente do Agrocentro – que realiza a Feicorte.

Destaque do Circuito Feicorte NFT 2012 é o Congresso Internacional de Bovinocultura de Corte, que encerrará sua programação no Espaço Carne (que acontece dentro da Feicorte, em junho, em São Paulo) com apresentações de trabalhos científicos e mesas de discussões sobre a produção de bovinos de corte, com os maiores nomes do mundo especialistas neste segmento.

“Não existe no Brasil um projeto como este. O Circuito Feicorte NFT 2012 é pioneiro e temos como missão principal, inserir o evento no calendário oficial do agronegócio brasileiro, como uma das referências nacionais no que diz respeito a disseminação de conhecimento, estratégia, e produção de carne bovina no Brasil. Queremos ser complementares à riqueza que o Brasil já tem e produz”, afirma Alessandro Roppa, gerente de marketing da NFT Alliance.

Depois de Cuiabá, as etapas seguintes são: Salvador (BA) nos dias 21 e 22 de março, Goiânia (GO) nos dias 18 e 19 de abril e Campo Grande (MS) nos dias 22 e 23 de maio. O Circuito encerra sua edição na Feicorte, em São Paulo, de 11 a 15 de junho.

Importância da cadeia pecuária no Mato Grosso

Mato Grosso, sede da primeira etapa do Circuito Feicorte NFT 2012, é detentor do maior rebanho bovino do País, com quase 30 milhões de animais. São mais de 108 mil propriedades rurais no Estado com produção de gado.

Segundo dados da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) e parceira do projeto Circuito Feicorte NFT 2012, em 2011 o pecuarista mostrou que está produzindo mais em menos. O abate de bovinos até 24 meses cresceu 40%, consequência de investimento em tecnologia por parte dos produtores. O abate de animais de 24 a 36 meses cresceu 7,74% e acima de 36 meses 13,15%. De janeiro a novembro de 2011 foram abatidas 4,4 milhões de cabeças, um acréscimo de 11,53% em relação ao mesmo período de 2010.

O Estado exporta atualmente para mais de 180 países, de acordo com a Acrimat. Em 2011, a receita com a venda da carne bovina no mercado internacional apresentou um aumento de 16%, impulsionada pela alta do preço da carne exportada e do dólar. O volume exportado foi de 195,2 mil toneladas equivalência carcaça com uma receita de US$ 790,5 milhões.

A pecuária, junto com a agricultura, ocupa 36% da área do Estado de Mato Grosso. Nos últimos 10 anos, o rebanho bovino cresceu 66% e a área total de pastagem aumentou 18%. Projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para o setor revelam um cenário de mais crescimento para os próximos anos. A estimativa é que, em uma década, o rebanho estadual aumente até 18%. Investimentos feitos pelo pecuarista mato-grossense para aumentar a produtividade, agregar valor à produção e reduzir custos devem contribuir para esta expectativa positiva.

Destaques da cadeia pecuária – Mato Grosso 

Rebanho bovino

29,2 milhões (2011)

Crescimento no número do rebanho

66% (2001 – 2011)

Expectativa para o número do rebanho

crescimento de 18% (2011-2021)

Exportações

U$ 790,5 milhões (2011)

Crescimento nas exportações

16% em receita arrecadada (2011)

Fontes: Acrimat (Associação dos Criadores do Mato Grosso) e Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária)


ETAPA CUIABÁ –PROGRAMAÇÃO CIRCUITO FEICORTE NFT 2012 - AGENDA






Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114