Cuiabá | MT 04/05/2024
Agro
Segunda, 18 de novembro de 2013, 12h21

Sistema de alerta de pragas será ampliado para todas as regiões de MT


O Sistema de Alerta de Pragas Emergentes (SAP-e) ficará disponível para todos os produtores de algodão em Mato Grosso a partir de janeiro de 2014. A ferramenta auxilia no monitoramento e combate de algumas lagartas incluídas entre as principais pragas das lavouras. O projeto piloto está sendo desenvolvimento desde a safra 12/13 nos municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde.

No entanto, segundo o diretor executivo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Alvaro Salles, a iniciativa deve ficar disponível para todo o estado no próximo ano. Ele explica que foram montadas armadilhas de captura dos insetos, afim de identificar as principais pragas que atacam as regiões produtoras. "Através da internet o produtor terá o conhecimento das pragas que atingem a região em que produz. Desta forma, poderá ter um controle maior da produção, prevendo e antecipando os problemas nas lavouras ".

O SAP-e está utilizando armadilhas iscadas com feromônios sintéticos (substâncias químicas que, captadas por animais de uma mesma espécie permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos) para atração de mariposas, além de armadilhas luminosas que atraem esses insetos pela luz. “Se a incidência de mariposas for muito grande, a chance de se ter uma infestação de lagartas capaz de causar prejuízos nos cultivos é maior”, explica o pesquisador do IMAmt, Miguel Soria.

Nematóides - Outros sistema oferecido pelo IMAmt é o mapeamento dos casos de nematóides registrados no estado. De acordo com o diretor executivo da entidade, Alvaro Salles, o produtor que não conseguir eliminar determinada planta pode pedir auxílio para os técnicos do IMAmt. "Serão analisadas metodologias diferentes para a eliminação das plantas. Com os resultados, os produtores serão orientados sobre qual é o manejo adequado para ser aplicado no campo".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114