Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Quinta, 26 de julho de 2018, 22h38

Lagoa de usina de cana se rompe e polui cachoeiras em Jaciara


O poder poluente da vinhaça (ou vinhoto) é cerca de cem vezes maior que o do esgoto doméstico e considerada altamente nociva à fauna, flora, microfauna e microflora das águas doces.

Fábio: água turva e forte odor à direita; preocupação para a população.

Da Editoria

O rompimento de uma lagoa de decantação de vinhoto da Usina Porto Seguro no município de Jaciara (120 km ao sul de Cuiabá) alarmou a população desde as primeiras horas de ontem. Um vídeo gravado pelo guia turístico Fábio mostra a água do Rio Tenente Amaral com cor turva e forte odor.

Em nota a prefeitura do município informou que esteve no local com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, constatou o problema como um erro operacional de uma das lagoas de contenção da vinhaça (resíduo originário da cana-de-açúcar), a mesma foi rompida durante o trabalho de manutenção e adequação, onde o braço hidráulico da máquina retroescavadeira fez com que rompesse uma das paredes laterais da represa, ocasionando o escoamento de efluentes da vinhaça em direção ao rio. Em ofício cientificou o Ministério Público para providências. O rio afetado desegua no Rio Cuiabá. 
 


A situação foi constatada nas primeiras horas de quarta-feira (25) e mostra o canal de uma pequena usina de geração de energia com uma água turva e de forte odor. Em dois pontos da cachoeira dá pra se observar a diferença da água por outro canal.

O guia turístico de nome Fábio produziu um vídeo e pede providências urgentes das autoridades. Ele antecipa que somente no dia de ontem teve que dispensar vários turistas de várias partes do Brasil para conhecer as cachoeiras e praticar rafting.


 

Vista da usina - reprodução de imagem da internet 2018


 

  

Poder poluente é cerca de cem vezes maior que o esgoto doméstico



Conforme artigo publicado na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, por Mellissa A. S. da Silva, Nori P. Griebeler e Lino C. Borges, “de maneira geral, a vinhaça apresenta elevadas concentrações de nitrato, potássio e matéria orgânica; também pode promover modificações das propriedades físicas do solo [...] e aumentar a probabilidade de lixiviação de íons, de forma a contaminar as águas subterrâneas quando em concentrações elevadas, além de promover a dispersão de partículas do solo, com redução da sua taxa de infiltração de água e elevação do escoamento superficial, com possível contaminação de águas superficiais. A vinhaça é caracterizada como efluente de destilarias com alto poder poluente e alto valor fertilizante; o poder poluente, cerca de cem vezes maior que o do esgoto doméstico, decorre da sua riqueza em matéria orgânica, baixo pH, elevada corrosividade e altos índices de demanda bioquímica de oxigênio (DBO), além de elevada temperatura na saída dos destiladores; é considerada altamente nociva à fauna, flora, microfauna e microflora das águas doces, além de afugentar a fauna marinha que vem às costas brasileiras para procriação.

Leia mais sobre Rio Tenente Amaral aqui

Oficio do prefeito ao Ministério Público

 Conteúdo editado ás 23h58




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114