Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Quarta, 17 de novembro de 2010, 14h14

Fórum Municipal Lixo e Cidadania será implantado em Rosário Oeste


Rosário Oeste, localizado a 128 km ao Norte da capital, será o décimo sétimo município de Mato Grosso a criar um espaço voltado para a discussão das questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos. O Fórum Municipal “Lixo e Cidadania”, criado com apoio do Fórum Estadual e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), terá no âmbito municipal entre seus objetivos, o compromisso de erradicar os chamados lixões, promover a coleta seletiva dos resíduos sólidos e fazer a inserção social dos catadores de lixo.

Para marcar a implantação do Fórum Municipal “Lixo e Cidadania”, a prefeitura local está realizando nesta quinta-feira (18.11), no Cinema Municipal, um seminário com palestras sobre Educação Ambiental; apresentação de um diagnóstico de resíduos sólidos do município de Rosário Oeste; modelo de gestão de resíduos do município de Tangará da Serra; entre outras.

A coordenadora executiva do Fórum Mato-Grossense “Lixo e Cidadania”, Terezinha Rodrigues da Silva, explicou que o Fórum trabalha a gestão sustentável dos resíduos sólidos com foco nos catadores. “Nosso objetivo é ampliar o diálogo com os diferentes setores da sociedade, objetivando a organização dos catadores de recicláveis de Mato Grosso e o fortalecimento da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”.

Ela lembra que com a realização da Copa do Pantanal 2014, “é importante que haja a integração entre os municípios para que comecem a pensar na gestão sustentável de resíduos sólidos. Para isso precisamos da participação efetiva de toda a comunidade pois somos todos responsáveis por essa gestão”, completou.

O seminário em Rosário Oeste visa basicamente a mobilização dos catadores de recicláveis e, é destinado não só a esses trabalhadores, mas também a toda a sociedade e setores do poder público, ligados à gestão de resíduos e assistência social.

FÓRUM MUNICIPAL

Já possuem Fóruns Municipais, além de Cuiabá, os municípios de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Jaciara, Juína, Colíder, Matupá, Nova Mutum, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Mirassol d’Oeste e Alta Floresta. O município de Primavera do Leste irá reativar o Fórum no próximo dia 22.11 e Jauru apesar de já ter criado o seu Fórum ele encontra-se desativado.

Já o município de Tangará da Serra, que faz a gestão dos resíduos sólidos e possui um sistema considerado modelo no estado, ainda não possui um Fórum Municipal.

A coordenadora do Fórum Estadual “Lixo e Cidadania”, Terezinha Rodrigues, considera fundamental a implementação de Fóruns pelos municípios. “Por meio deles estaremos viabilizando melhorias para a população, com a implantação, por exemplo, da coleta seletiva que beneficia os catadores, a sociedade e o meio ambiente. A idéia defendida pelo Fórum, com o apoio da Sema, é que as prefeituras criem seus espaços de discussão para que possam juntos, poder público, comunidade, associações, Ong’s, e demais órgãos e instituições, trabalhar a questão do lixo a partir de uma visão socioeconômica”.

LIXO E CIDADANIA

O Fórum Estadual “Lixo e Cidadania” foi lançado em Mato Grosso, em 2000, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. A iniciativa teve o apoio da Secretaria Executiva Nacional (Ministério do Meio Ambiente/UNICEF), sob a coordenação da então Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema).

Seguindo o modelo do Fórum Nacional (criado em 1998), o Fórum Estadual reúne representantes de diversos setores governamentais e não governamentais em entidades técnicas, visando a implementação do programa de gestão integrada dos resíduos sólidos, com ênfase nas questões sociais.

O Fórum Nacional foi criado após a realização de uma pesquisa, feita pelo UNICEF, que revelou a existência de 45 mil crianças e adolescentes vivendo do lixo no Brasil.

Para enfrentar essa realidade, um conjunto de instituições, órgãos públicos federais, organizações não-governamentais, Ministério Público, igrejas e prefeituras, com experiências em andamento - realizou um wokshop e criou o Fórum Nacional Lixo e Cidadania.

No Estado, vários órgãos e entidades trabalham no fomento de Projetos de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos Urbanos para os municípios, entre eles a FNMA, FUNASA, SEDUC, PNMA II, Programa Pantanal, GUAIA, DFID, Ministério Público, Prosol, ABES, SETECS, AMM, Caixa Econômica Federal, Fundação Banco do Brasil e a Cooperativa de Catadores de Lixo de Cuiabá.

Essas organizações têm como foco a erradicação do trabalho infanto-juvenil nos lixões propiciando a sua inclusão social com cidadania; promover a capacitação dos catadores dos lixões para sua participação em programas de coleta seletiva nas cidades; propiciar a geração de renda para as famílias de catadores e a mudança radical da destinação final do lixo através da integração das ações que estão sendo desenvolvidas, garantindo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade dos programas implantados.


SERVIÇO:
Seminário de Implantação do Fórum Municipal de Rosário
TEMA: Resíduos Sólidos e a Importância da Coleta Seletiva

Local: Cinema Municipal "Professor Carmindo Emanuel Anunciação", de Rosário Oeste, em frente a Praça Manoel Loureiro
Dia: Quinta-feira (18.11)
Horário: 07:00 às 16:50


PROGRAMAÇÃO

07:00 h – Inscrição dos participantes
08:00 h – ABERTURA DO EVENTO
08:20h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
08:40h – Representante da Sema/MT- LUCIA Shiguemi Isawa Kawahara
09:10h – Secretario Municipal do Meio Ambiente e Cuiabá – Arquimedes Pereira Lima

09:40h – INTERVALO

10:00h – SAMAE/Tangará da Serra – Jefferson Luis Lima da Silva
10:40h – Consumo Consciente
11:10h – DEBATE
11:40h – ALMOÇO

VESPERTINO

13:20h – Palestra: SEMA/MT
14:00h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
14:20h – Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental (UFMT) – Prof. Dr. Paulo Modesto Filho.
15:10h – Palestra: Consórcio MT Regional

15:45h – INTERVALO

16:00h – Estagiários de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT
16:40h – DEBATE
16:50h – Implantação do Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” e Encerramento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114