Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Sexta, 29 de abril de 2011, 22h13

Luciene quer a gestão da agricultura familiar no município.


A deputada Luciane Bezerra assegurou na última quarta feira (27.04) aos secretários municipais de agricultura do Estado que irá atuar para aprovar o Fundo Especial para o Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar e Municipalização da Agricultura (FAF). A garantia da parlamentar aconteceu na no Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, e Turismo de Mato Grosso, na AMM.

 No evento foi entregue aos deputados Luciane, Zeca Viana (PDT) e Ezequiel Fonseca (PP) um documento e uma minuta de projeto de lei que propõe a criação do FAF, e a municipalização da agricultura com políticas e recursos destinados diretamente aos municípios.

 No documento os secretários pedem a criação de um Programa de Estado, que prevê a instalação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Nele os municípios ficarão com a gestão da agricultura que terá o objetivo de fomentar a agricultura familiar e fixar o homem no campo.

 O FAF pede o reaparelhamento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Empaer, e a destinação de 7,5% do que é arrecadado com o Fethab, (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) para custeio, além de verbas da União, Pronaf e Estado.

 “O que percebemos hoje é que as cidades estão crescendo aceleradamente e as famílias do campo, em razão do abandono do Estado, se mudam para os grandes centros sem opção nenhuma de trabalho. O trabalho e a fixação do trabalhador rural no interior têm que ser provida pelo Estado. E quem pode fazer isso é o poder executivo municipal que está próximo dele”, defendeu Luciane.

 CST - A deputada pediu recentemente à Mesa Diretora da Câmara a instalação da Câmara Setorial Temática, com duração de 180 para diagnosticar, analisar, discutir e sugerir ações atinentes à Agricultura Familiar, Assistência Técnica e Extensão rural do Estado de Mato Grosso.

SEEL - Luciane visitou também o secretário de Esportes e Lazer de Mato Grosso, Carlos Antonio Azambuja. Na ocasião Luciane verificou com o secretario o andamento das suas indicações junto à pasta e os investimentos em esportes e lazer nas escolas municipais e estaduais de todo o Estado. E ainda conheceu projetos como a praça da juventude.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114