Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Domingo, 05 de junho de 2011, 11h38

Oficina de Trabalho em Primavera do Leste recebe representantes de 19 gestores municipais


Cerca de 225 representantes dos municípios da região Sul de Mato Grosso participaram, nesta sexta-feira (03), da ação de monitoramento realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT), em Primavera do Leste. O encontro tem por finalidade o mapeamento das principais dificuldades dos gestores na execução dos Programas Sociais do Governo Federal.

Em Mato Grosso, existem mais de 167 mil famílias que recebem o benefício do Bolsa Família, um dos programas de transferência de renda criados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Estado está inserido na Política Nacional de Assistência Social e tem como função o acompanhamento do modelo de gestão descentralizado, o qual engloba os municípios como um dos atores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Dados do último censo demográfico apontam que houve um aumento de quase um milhão de pessoas em Mato Grosso, nos últimos dez anos. O Estado está em fase de adequação do crescimento acelerado da população, principalmente na geração de políticas públicas que atendam as pessoas que estão na linha de pobreza.

Neste sentido, as oficinas de trabalho são uma forma de Estado e Municípios traçarem as diretrizes para a melhoria da prestação dos serviços sócioassistenciais. Já foi detectado, por exemplo, a necessidade de construção e ampliação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

"Semos dessa demanda e por isso estamos buscando recursos para possibilitar a construção de mais unidades públicas da Assistência Social. O Governo fará ainda o repasse dos recursos do Co-financiamento Estadual para que os municípios possam aplicar estas verbas, conforme os apontamentos do Plano de Ação que será elaborado por cada um dos gestores”, disse a primeira-dama e secretária Roseli Barbosa.

Participaram da Oficina de Trabalho em Primavera do Leste, os municípios de Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Poxoréu, Santo Antônio do Leste, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Tesouro, Guirantinga, São José do Povo, Pedra Preta, Itiquira, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari e Rondonópolis.

ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA

Durante o encontro foi apresentando também um esboço sobre o Plano de Erradicação da Miséria, lançado pelo Governo Federal nesta semana. O plano prevê o aumento da oferta dos programas e serviços sócioassistenciais e a inclusão social, por meio de ações de qualificação e geração de renda.

A meta da presidenta Dilma Rousseff em acabar com a miséria está alinhada às prioridades estipuladas pelo Executivo estadual. No próximo dia 28, será lançado o Panela Cheia, um programa de transferência de renda, desenvolvido nos mesmos padrões do Bolsa Família.

Outra ação que irá acontecer ao longo de todo o mês de junho, são as conferências estaduais do Comitê Intersetorial de Políticas de Juventude. O Governo quer realizar o levantamento das especificidades dos municípios que compõem os 11 polos regionais do Estado, para criar políticas que contemplem os jovens entre 16 e 29 anos.

“A melhoria da qualidade de vida das famílias de Mato Grosso, com iniciativas que ajudam a dar condições dignas de sobrevivência e o pleno exercício da cidadania já fazem parte do nosso cotidiano. Estamos aqui com a intenção de unirmos forças com os municípios para a construção de uma nova realidade social no Estado”, salientou Roseli Barbosa.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114