Cuiabá | MT 02/05/2024
Interior de MT
Sexta, 10 de junho de 2011, 09h31

Santo Antônio do Leverger prepara festa ao santo padroeiro da cidade


Uma festa de devoção e fé é preparada pela comunidade de Santo Antônio de Leverger (34 Km ao Sul de Cuiabá) para comemorar o santo padroeiro da cidade, Santo Antônio de Pádua. Os festejos começam hoje (10) e encerram na segunda-feira (13), dia do santo. Pelo menos dez mil devotos devem participar da tradicional festa, realizada há mais de 70 anos na cidade.

Um jantar festivo com Festival de Prêmios, na noite de hoje, abre a comemoração que amanhã (11) terá almoço com comida típica, ao meio-dia; leilão, às 13h; jantar, às 19h30; e baile, às 22h. O domingo (12) será o dia todo de festa, começando, às 8h, com a missa de Petencostes; e às 14h, tem Missa em Ação de Graças à Procissão Fluvial com a imagem de Santo Antônio na comunidade de Praia do Poço. A procissão fluvial pelo rio Cuiabá seguirá de Praia do Poço à praia de Santo de Santo Antônio até a Igreja Matriz.

Os festejos do domingo continuam ainda à noite, a partir das 19h, com jantar, reza cantada, apresentação de cururu e siriri e o baile dos namorados. Na segunda-feira (13), Dia de Santo Antônio, às 4h30 a Alvora dá início aos festejos do dia; às 7h, terá Missa em Ação de Graças pela Emancipação Política Administrativa do município; às 8h, Chá com Bolo; às 12h, almoço com comida típica; e encerramento, às 18h, com Procissão e Missa Solene em Honra ao Padroeiro Santo Antônio com coroação das imagens do menino Jesus e Santo Antônio.

Cerca de cem voluntários participam da preparação da festa, da organização e preparação da comida para os almoços e jantares, se mobilizaram no levantamento de recursos por meio de doações e da passagem da bandeira nas 30 comunidades que fazem parte da Igreja Matriz. Até mesmo a premiação do Festival de Prêmios (1 Moto Zero Km, 1 Notebook, 1 TV 29’, 1 Fogão cinco bocas e 1 Lavadora de Roupas) foram doados pelos devotos. A cartela para concorrer aos prêmios pode ser adquiria na paróquia a R$ 10.

A devota de Santo Antônio, Odete Pereira da Silva, participa da festa há 40 anos e há quatro, é voluntária na preparação dos festejos. “Fazemos uma festa de devoção ao santo e não apenas para arrecadarmos fundos”, comentou Odete sobre o propósito de todo ano prepararem esta que é uma das festas de santo mais grandiosa de Mato Grosso.

Santo Antônio de Pádua é o santo da família e considerado o santo casamenteiro. Sua devoção na comunidade começou com a chegada da imagem em 1836, ano que também foi construída a igreja de Santo Antônio, em estilo barroco - geralmente prédios feitos em madeira e em talhas recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura.

HISTÓRIA

Os devotos contam que no ano de 1836 - época de intenso movimento fluvial no rio Cuiabá – uma embarcação portuguesa atracou à beira do rio na comunidade para o descanso da tripulação muito devota a Santo Antônio de Pádua tanto que trouxeram com eles a imagem do santo. No entanto, ao embarcarem para prosseguir viagem não conseguiram levar a imagem que se tornou muito pesada e impossível de ser carregada.

“Se você ainda não encontrou sua cara metade, venha para Santo Antônio participar da festa e rodear [volta] o mastro”, deixou o convite a aposentada Eliete de Almeida que é devota do santo.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114