Cuiabá | MT 02/05/2024
Interior de MT
Segunda, 13 de junho de 2011, 16h32

Produtores do Noroeste de Mato Grosso investem na Ovinocultura


“A ovinocultura pode ser uma matriz econômica no Estado. A atividade é lucrativa e está em expansão, graças à quantidade de frigoríficos instalados em Mato Grosso”, revelou o zootecnista e coordenador da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), por meio do MT Regional, Paulo de Tarso, ao proferir uma palestra para os produtores rurais durante a Expomarcos, em São José dos Quatro Marcos (315 Km a Oeste de Cuiabá).

O Programa MT Regional, em parceria com o Sindicato Rural e o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal, promoveu a palestra sobre a atividade da ovinocultura. A região do Consórcio do Complexo Nascentes que compreende os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, têm o maior rebanho de ovinos do Estado de Mato Grosso, com mais de 160 mil cabeças.

Durante a palestra, Paulo de Tarso destacou que a ovinocultura está cada vez mais competitiva no mercado. “A carne de cordeiro tem ganhado mercado a cada dia com uma excelente remuneração”, revelou. Inclusive, fez comparativo com a pecuária de corte, demonstrando em números, que na produtividade por hectare, a produção de cordeiros rende até três vezes mais que o boi. Disse que o grande desafio é a organização da produção para transformar a atividade em lucros direto para o produtor.De acordo com o secretário executivo do Consórcio Regional, Dariu Antonio Carniel, o desafio é fazer com que a atividade gere lucros aos nossos produtores.

VISITA

O coordenador da ovinocaprinocultura, Paulo de Tarso, e o secretário Executivo do Consórcio, Dariu Carniel, aproveitaram para fazer visitas na região de Araputanga, Lambari D'Oeste e Curvelândia. Uma forma de aproximar mais dos produtores, tirar dúvidas e incentivar a produção de ovinos no Estado.

MT REGIONAL

O Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional visa investir nas potencialidades do Estado de Mato Grosso, por meio das cadeias produtivas da Ovinocaprinocultura, Bovinocultura leiteira, Apicultura, Piscicultura, Sociobiodiversidade, Heveicultura, Hortifruti e Turismo Rural. De acordo com a aptidão da região. O secretario-adjunto Renaldo Loffi destaca que os 15 Consórcios Intermunicipais são de suma importância, pois são responsáveis em levantar as demandas da região. Com base nestes dados são feitos cursos de capacitação e palestras.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114