Cuiabá | MT 02/05/2024
Interior de MT
Quarta, 15 de junho de 2011, 10h55
UFMT

Estão abertas inscrições para novo mestrado no Campus Universitário do Araguaia


A partir desta terça-feira, dia 14 de junho, até o dia 22, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas, o novo mestrado oferecido pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Campus Universitário do Araguaia.

O curso, aprovado no início de 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é o primeiro da área de ciências biomédicas no interior de Mato Grosso e o sétimo curso da área no Brasil. O curso trabalhará com três linhas de pesquisa: a imunologia da relação materno-infantil, a imunomodulação e imunofisiologia e a ecoepidemiologia e controle de doenças.

Estão sendo oferecidas catorze vagas. As inscrições podem ser realizadas nos turnos da manhã e tarde de segunda a sexta-feira na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas, localizada no Campus Universitário do Araguaia (CUA), Rodovia BR 070, Km 5 s/n, unidade de Barra do Garças.

As inscrições também podem ser feitas por correspondência. A documentação deve ser postada até o dia 22/06/2011, para o endereço da unidade II do CUA, Barra do Garças. A taxa de inscrição é de R$100,00 e deve ser paga via boleto bancário, disponível no site: www.fundacaouniselva.com.br.


Os candidatos a vaga devem ter curso de graduação em ciências biológicas ou área da saúde. Graduados em outras áreas poderão participar da seleção somente se tiverem cursado as disciplinas de imunologia e parasitologia. Para que a inscrição seja efetuada é necessária a apresentação dos documentos especificados no edital, disponível no endereço: http://araguaia.ufmt.br/ppgsaude

O processo de seleção será dividido em duas etapas: uma prova escrita eliminatória e classificatória, e uma avaliação de currículo classificatória. As avaliações ocorrem nos dias 4 e 6 de julho, e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 7 de julho. As matrículas deverão ser realizadas de 18 a 22 de julho, e o início das aulas será no dia 8 de agosto.

Mais informações sobre as inscrições e processo seletivo podem ser obtidas pelos telefones (66)3402-1121 e (66)8111-1880, com o professor Eduardo, ou pelos os emails: ppgipfmt@gmail.com ou ppgipufmt@gmail.com.

O mestrado

O curso de Pós-Graduação Scricto Sensu em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas é o segundo mestrado oferecido pela UFMT no Campus Universitário do Araguaia. O programa prevê a formação de mestres capacitados não só para gerar conhecimento acadêmico, mas também para atuar na solução de problemas de saúde.

O coordenador do curso, Eduardo Luzia França , destaca que uma das razões para realização deste curso na região são as características das plantas do cerrado, da Amazônia e do Pantanal, que são candidatas à proporcionarem a cura de doenças. “Além das enfermidades presentes no estado, como dengue, malária e a doença de Chagas, possibilitando aos alunos estudos práticos, que em outros lugares só seriam possíveis na teoria“, evidencia Eduardo.

Segundo o vice coordenador, professor Gustavo Tadeu Volpato, esse curso será de fundamental importância para os avanços na área de saúde da região, pois irá oportunizar a qualificação de profissionais e a formação de pesquisadores para a indústria, a saúde e a universidade.

O mestrado contará com onze professores do próprio Campus Universitário do Araguaia, dois professores da Universidade Estadual Paulista ( Unesp/ Botucatu), um professor da Universidade de São Paulo (USP) e um professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O coordenador do mestrado acredita em uma grande procura pelo curso. “Os programas de mestrado na área, se localizam em instituições distantes. Com a criação de um programa de pós-graduação aqui no Campus, há a possibilidade dos alunos não saírem daqui para cursar o mestrado”, afirmou Eduardo.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114