Cuiabá | MT 19/05/2024
Interior de MT
Quinta, 16 de junho de 2011, 12h12
Apiacás

Deputado quer diversificação da produção familiar em Apiacás


Com a decadência do ouro em 1996, o município de Apiacás (1.010 km ao norte de Cuiabá) ficou sem alternativas econômicas, quando, através Incra, foram implantados diversos projetos de assentamentos rurais na região, buscando diversificar a arrecadação municipal com investimentos na agricultura familiar.

Visando agregar valores a agropecuária do município, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) indicou ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, José Domingos Fraga, a construção de um abatedouro público para atender aos pequenos produtores de bovinos e suínos.

Dal’Bosco explicou que a construção dos abatedouros vai contribuir para a melhoria dos processos de comercialização dos animais, oferecendo aos pequenos produtores mercado mais seguro. “Ao mesmo tempo, essas unidades vão garantir à população a oferta de carne de melhor qualidade, garantindo a segurança alimentar”, ponderou.

Em outra indicação, também encaminhada a secretaria de Desenvolvimento Rural, Dilmar cobrou celebração de convênio com a prefeitura municipal de Apiacás, através de seu gestor, Sebastião Silva Trindade, para abertura de 100 tanques para piscicultura.

 

Anexo a sua justificativa, o democrata encaminhou um plano de trabalho elaborado pelo Executivo municipal. Nele, é feito um relato da situação de 17 comunidades rurais, que se encontra em precárias condições financeiras por falta de mecanismos que possibilitem a diversificação da produção e aumento da renda.

 

O plano, que destina-se a construção de 100 tanques para piscicultura, com a extensão de 20 x 50 metros, também contempla a aquisição de alguns itens de bens de consumo, a exemplo de uma retro escavadeira, equipamento essencial para atingir o objetivo do projeto.

 

“Os pequenos tem a clareza de que devem diversificar a produção em seus lotes, mas sem a ajuda do governo não conseguirão atingir os seus objetivos, pois são pessoas carentes, oriundos da reforma agrária e que não possuem recursos financeiros para a execução desses serviços”, ponderou.

 

INFRAESTRUTURA - Encerrando as solicitações para o município de Apiacás, o deputado democrata indicou, desta vez ao secretário de Estado das Cidades, Ernandy Mauricio Baracat, recursos financeiros para a iluminação da avenida Jaime Campos, uma das principais vias urbanas do município.

 

“A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade”, concluiu Dilmar Dal’Bosco. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114