Cuiabá | MT 01/05/2024
Interior de MT
Terça, 23 de agosto de 2011, 06h19
Vale dos Esquecidos

Prefeitos também criticam abandono da MT 100 entre Barra do Garças e Alto Araguaia


PlantãoNews 
com Assessoria

Foi tomado por críticas contundentes o V Fórum Regional da Tríplice Fronteira que aconteceu no ultimo dia vinte de agosto em Alto Taquari (distante 475 km ao Sul de Cuiabá) e que foi cordenado pela Secretaria Municipal de Industria e Comercio, contando com a presença de vários prefeitos da região do chamado “Vale do Araguaia”. Eles reivindicaram em discursos acalorados a pavimentação da MT 100 e MT 110, reivindicação esta que vem desde a década de setenta e que ainda não foi conquistada.

O prefeito de Torixoréu Máximo Rodrigues e o vice-prefeito de Ribeirãozinho afinaram o discurso e chamaram a atenção para o retrocesso que segundo eles vem acontecendo na região. “Barriguinha” como é apelidada pelos seus concidadãos declarou que seu município Torixoréu possuía uma quantidade de oito mil habitantes há alguns anos atrás e que hoje tem mais ou menos três mil e oitocentos, o mesmo acontecendo com Araguainha que tinha quase quatro mil habitantes e hoje possui um pouco menos de dois mil habitantes, realidades bem diferentes de Alto Taquari, que nos últimos cinco anos dobrou o numero de habitantes, passando de cinco mil para dez mil moradores.

O Prefeito Mauricio de Sá, de Alto Taquari, lembrou que a diferença dos municípios em relação ao seu era tão somente de oportunidades e de estrutura, já que a topografia e localização e ainda a qualidade das terras não eram fatores determinantes para que uma cidade atingisse o progresso.

“O que falta para que o vale do Araguaia se desenvolva plenamente é bem simples, pavimentação nestas duas estradas, porém até o momento essa ação está sendo de uma morosidade incompreensível. Uma maneira de se resolver logo isso seria talvez se a MT 100 e MT 110 fossem federalizadas, mas infelizmente notamos pouca vontade do governo federal para que isso aconteça.”

O Prefeito lembrou ainda que Alto Taquari e Alto Araguaia receberam nos últimos anos pesados investimentos privados acarretando com isso um desenvolvimento acelerado por isso têm que se solidarizar com o restante da região. “Alto Taquari e Alto Araguaia tem a obrigação de ser solidário com Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, e com Torixoréu, precisamos nos integrar para fortalecer esta região a qual pertencemos. Além disso, tem também o aspecto econômico que não podemos esquecer, Alto Taquari e Alto Araguaia ganhariam em muito com a vinda da produção agrícola destes municípios para os nossos terminais, pois com a ida da ferrovia para Rondonópolis as cargas recebidas pelos nossos municípios cairão substancialmente”, concluiu Mauricio.

O Encontro contou com a participação do deputado estadual Nininho (PR), do deputado federal Wellington Fagundes (PR), do senador Pedro Taques e outros representantes estaduais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114