Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Quarta, 31 de agosto de 2011, 21h18

Fiscais da Sema percorrem 280 kilômetros em operação na região Médio-Norte de MT


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Fiscalização (SUF), e Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá), em parceria com a Policia Ambiental de Barra do Bugres (168 km a Médio Norte de Cuiabá), realizou no período de 15 a 24 de agosto, operação de fiscalização nos Rios Arinos, Santana e Paraguai, envolvendo 11 municípios da região Médio-Norte do Estado.

Na operação, os fiscais percorreram 280 quilômetros e apreenderam 50 quilos de pescado irregular das espécies matrinxã, trairão e cachara; animais silvestres de várias espécies (01 paca, 04 jacarés, 01 mutum); cinco armas de fogo longas (de calibres 20; 28; 32 e 36); um revólver calibre 38; uma pistola calibre 40; 60 munições para pistola calibre 40; 22 munições para revólver calibre 38; 10 toras de essências diversas; um caminhão MBB; 17 dúzias de lascas; 40 palanques para cerca; uma motosserra; dois espinhéis; uma rede e uma tarrafa. Todos os locais que utilizam cevas (soja, milho e sebo) foram notificados pela fiscalização, a retirá-las imediatamente.

De acordo com o agente ambiental da Sema/DUD/Tangará, Jean Ferraz, as armas de curto calibre foram encaminhadas a Policia Federal da Capital e; as armas longas serão encaminhadas ao Batalhão do município. O pescado foi doado a entidades filantrópicas de Tangará da Serra e a carne dos animais silvestres, foram encaminhadas a um veterinário local para a realização de exames a fim de comprovar a sua origem (carne de caça). As carcaças ficarão armazenadas na DUD/Tangará até o resultado final, e depois serão destinados ao aterro sanitário local.

No total três pessoas foram autuadas durante a operação. Além disso os fiscais emitiram 15 autos de inspeção, 14 notificações, três autos de infração, cinco termos de apreensão. Os policiais militares que participaram da operação emitiram dois boletins de ocorrência.

“O nosso maior problema é a pesca depredatória com o uso de grandes cevas no rio Arinos, e o uso de tarrafas e redes nos rios Paraguai e Santana. Só no período de março a agosto deste ano, foram apreendidas nas ações conjuntas de fiscalização de pesca, entre a DUD/Sema/Tangará da Serra e o Núcleo de Policia Militar Ambiental (NPMPA) de Barra do Bugres, 10 armadilhas caixote, dois freezers, dois arpões, cinco animais silvestres abatidos, 164 munições de diversos calibres, 15 armas de fogo, 12 armadilhas “covo”, 19 molinetes, 22 espinhéis, 18 redes, 20 tarrafas, mais de 700 quilos de pescado e 02 rabetas”, destacou Ferraz.

O agente ambiental disse também que outras operações em conjunto com o Núcleo de Polícia Militar de Proteção Ambiental já estão confirmadas para o mês de setembro na região.

“Essas ações com finalidade de coibir a pesca depredatória serão permanentes”, finalizou o coordenador de Fiscalização de Pesca e Tráfico de Animais Silvestres da Sema, Carlos Roberto Pires Cesário.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114