Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Segunda, 05 de setembro de 2011, 10h28
Lucas do Rio Verde

Potencial econômico confirma a viabilidade da ferrovia Cuiabá-Santarém


Em palestra, o prefeito Marino Franz apresentou ao grupo de empresários chineses os índices de crescimento registrado pelo município nos últimos anos e as perspectivas para o futuro.

Somente a produção de grãos de Lucas do Rio Verde e região já viabiliza a construção da Ferrovia Cuiabá-Santarém, esta é a certeza que o prefeito Marino Franz fez questão de deixar, na manhã do dia 03, aos empresários chineses e toda comitiva do projeto Rota da Integração, liderada pelo governador Silval Barbosa.

Na palestra, Franz mostrou em números oficiais o crescimento do município nos últimos anos e as perspectivas para os próximos, tendo a produção e a industrialização das matérias-primas (milho e soja) como carro chefe para o desenvolvimento local.

Segundo o prefeito, há algum tempo o Mato Grosso vem despertando o interesse da comunidade internacional, por ser o estado brasileiro com maior possibilidade de crescimento da área agricultável, sem a necessidade de desmatar nenhum hectare de mata. “A China é o maior mercado consumidor da soja produzida no Estado. A ferrovia irá facilitar o transporte de grãos e o intercâmbio comercial entre os dois países.”

De acordo com o governador Silval Barbosa, os engenheiros e técnicos do grupo chinês já estão trabalhando no projeto de construção da ferrovia que irá facilitar o escoamento de toda a produção mato-grossense ao Porto de Santarém (PA), garantindo mais agilidade e menor custo aos produtores do Estado.

Esta é a terceira vez que os empresários vêm ao Estado, porém, a primeira em que eles têm a oportunidade de conhecer in loco as potencialidades de Mato Grosso. Segundo o governador, cada região tem um perfil econômico, porém todos os setores serão beneficiados com a construção da ferrovia. “Não é só a produção de alimentos, existem outros setores como a produção de minério ósseo, ferro, zinco, cobre e manganês que também ganharão em agilidade de transporte e competitividade com outras regiões.”

A comitiva do projeto Rota da Integração saiu na manhã de hoje de Cuiabá e irá cruzar o Estado pela BR 163, passando pelos principais municípios de Mato Grosso, com destino final no Porto de Santarém (PA) na segunda-feira (05), às 19h. Também fazem parte do grupo, deputados estaduais, secretários de Estado e representantes de entidades ligadas ao agronegócio. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114