Cuiabá | MT 04/05/2024
Interior de MT
Quarta, 14 de setembro de 2011, 11h21

Feira livre de Juína é considerada modelo no fortalecimento da Agricultura Familiar em MT


Ainda de madrugada os produtos são colocados na banca. Legumes e verduras fresquinhos direto do campo para o consumidor. Assim é a feira livre de Juína (735 Km a noroeste de Cuiabá), referência na Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso. O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho fez questão de conhecer o local ao lado do prefeito Altir Peruzzo.

O chefe do executivo municipal ressaltou que o diferencial da feira é o silêncio. “Não tem nenhum feirante que grita como nas feiras tradicionais. São 175 bancas com produtos que variam desde legumes, verduras, derivados do leite como queijos e requeijões, caldo de cana, rapaduras, mel, artesanatos e até churrasquinho gaúcho. “80% do que é consumido em Juína vem da agricultura familiar do município, o restante é oriundo de outros Estados”, informou.

A feira funciona duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos. A administração é feita pelo presidente da Associação dos Produtores Feirantes de Juina (Aprofeiju), Elzio Devair Gonçalves. Elzio revela que só são aceitos produtos da agricultura familiar. “Aqui não existe a figura do atravessador. A população compra direto do produtor rural. Além disso, evitamos mercadorias que são importadas de outros Estados. Nossa intenção é fomentar a produção local e incentivar a compra dos produtos do município para aquecer a economia da região e garantir emprego e renda”, destacou.

O que mais chamou a atenção do secretário Zé Domingos foi o hábito da população de comparecer a feira. “Comprar os produtos direto dos produtores faz parte da rotina dos moradores. O fluxo de pessoas é grande, principalmente no horário da manhã para pegar os produtos mais fresquinhos”, destacou José Domingos.

Ao percorrer a feira, o secretário conversou com o apicultor e feirante, Elói Elson Datsch, sobre o mercado do mel. O produtor rural revelou que a atividade é rentável. “Tenho 230 colméias e produzo cerca de 40 quilos de mel por colméia, ou seja, tenho mel o ano inteiro. Não tem atividade mais lucratividade que nem esta. Vendo em garrafas de litro e em sachês. Antigamente o mel era usado apenas para fins medicinais, mas hoje isso mudou e é utilizado também nos produtos de beleza e na gastronomia”, comemorou.

José Domingos reforçou que o ‘Pacote da Agricultura Familiar’ vai contribuir para o fortalecimento de diversas cadeias produtivas, mas uma em especial que precisa ser fomentada na região é o arranjo produtivo da fruticultura. “Percebemos na feira a ausência de frutas. A maioria delas que é consumida em Juína vem de fora e não podemos admitir isso, vamos procurar mudar esta realidade o quanto antes”, pontuou.

O município de Juína conta 450 assentamentos, totalizando em dois mil agricultores familiares. Os produtos da agricultura familiar são comercializados nas feiras, supermercados e consumidos na merenda escolar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114