Cuiabá | MT 02/05/2024
Interior de MT
Quarta, 05 de outubro de 2011, 18h55

Famílias de baixa renda de Nova Ubiratã recebem geladeira


Vinte e nove famílias de baixa renda de Nova Ubiratã receberam na última sexta-feira (30/9) geladeiras novas. A entrega foi conduzida pela secretária de Ação Social do município, Fernanda Rossetto. Desse total, 27 residem no Jardim Vitória e no Residencial Vida Nova e duas no centro da cidade.

Foram beneficiadas as famílias inscritas no Bolsa Família e cadastradas pela Ação Social no Programa de Eficiência Energética da Rede Cemat e no CadÚnico, do Governo Federal, que troca a geladeira antiga e de alto consumo por uma nova e mais econômica.

Morador da rua das Papoulas, no Vida Nova, Raimundo do Nascimento (46), foi o primeiro a receber a doação. Ele disse ao prefeito Osmar Rossetto (Chiquinho), que acompanhou a primeira entrega, que a sua geladeira já estava muito velha. “A geladeira novinha está chegando pertinho do fim do ano. Já é o presente de Natal”, comemora.

Clemárcia da Silva (25) também não via a hora de trocar a geladeira velha, com 10 anos de uso, por uma nova. Eram ainda 8 horas e ela havia acabado de acordar quando Fernanda Rossetto e sua equipe bateram à porta da sua casa. “É muito bom acordar e ganhar um presente logo cedo”, comenta.

Sadir Machado (56) também não conseguia esconder a satisfação de poder trocar a sua geladeira velha por outra nova. “O bom da geladeira nova é a economia que vamos conseguir com a redução no consumo de energia elétrica”, ressalta.

Além dos refrigeradores, todas as lâmpadas incandescentes também foram trocadas lâmpadas fluorescentes compactas. “É um benefício que estamos levando para a população em parceria com a Cemat e que vai gerar economia no final do mês”, avalia Fernanda. A ação significa uma redução de 15 a 50% no consumo de energia.

"Além de reduzir o valor da conta de energia, a substituição dos equipamentos beneficia também o meio ambiente. A redução do consumo reflete conseqüentemente na diminuição dos impactos causados pela geração de energia", destaca o prefeito Osmar Rossetto.

Ao doar a geladeira, a Cemat recolhe o refrigerador antigo e dá destinação ambientalmente correta ao gás CFC (clorofluorcarbono) – um gás nocivo à camada de ozônio –, evitando sua liberação para a atmosfera.


AMM 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114