Cuiabá | MT 03/05/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de janeiro de 2012, 13h30

Nova Mutum abre matrículas para o Brasil Alfabetizado


Nova Mutum abriu inscrições, até o dia 17 de fevereiro, nas escolas Caminhos do Saber, Cecília Meireles, Lucia Facio Tasca, localizadas na zona urbana, assim como nas escolas São José (comunidade São Manoel) e na Jorge Carlos Ferreira (Pontal do Marape), para matriculas no Programa Brasil Alfabetizado 2012. O mesmo destina-se a pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler nem escrever.
O programa Brasil Alfabetizado foi implantado em Nova Mutum no ano passado, na escola Caminhos do Saber, com 42 alunos. As aulas acontecem quatro vezes por semana, tem duração de duas horas e meia e são no horário que a turma achar mais conveniente. “A ampliação das turmas e locais de aula é para acabar com o analfabetismo no município”, explicou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Laídes Baumann.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Censo 2010, o município têm 1.233 pessoas nessa condição, o que representa 3,9% da população. “O empenho é tanto do Conselho, como da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Assessoria Pedagógica do Estado. O objetivo é fazer com que o programa atinja 100% dos analfabetos”, explicou.

Segundo os dados apresentados pelo Conselho, tendo por base o IBGE, na população de mutuense com idades entre 14 e 24 anos, 1,1% é analfabeto. Entre as aqueles de 25 a 59 anos, o índice é de 4,1%. Já na população com mais de 60 anos, esse percentual aumenta para 17,3%. Para fazer a matrícula basta ir até um dos locais anunciados. As aulas iniciam no mês de março e os investimentos, tanto em recursos humanos como estrutura física, estão sendo disponibilizados pelo município.

Mato Grosso - O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) se estende a 120 municípios mato-grossenses em 2012. Vinte a mais do que no ano passado. Com esse crescimento o PBA atingirá 85% de atendimento no Estado. Os números compreendem a meta estabelecida para o ano de 2012 pela coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O objetivo é a redução dos índices de analfabetismo no Estado.

O gestor estadual do PBA, Antônio Marcos Passos de Mattos, garante que o grande desafio é conseguir atingir 100% , ou 141 municípios. Para isso, realiza a articulação junto aos gestores municipais e movimentos sociais. Uma estratégia para garantir a ampliação do acesso às aulas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114