Cuiabá | MT 03/05/2024
Interior de MT
Quarta, 25 de janeiro de 2012, 13h40

Guarantã desenvolve projeto de plantio de mudas nativas


No último sábado dia (21), mais um plantio foi realizado pela Federação de Clube de laços de Mato Grosso, com apoio do Rotary Clube, Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, Câmara Municipal de Vereadores e Banco Bradesco.

Durante o dia mais de 2.500 mudas de espécies como Pinho Cuibano, jatobá, ype, jambo entre outras, foram plantadas na margem de uma nascente localizada na linha 27 na propriedade do Senhor Eli Linhares da Silva, a nascente integra o córrego 27, a preservação das nascentes ajuda a garantir a qualidade e quantidade da água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial aqueles que contribuem para o abastecimento .

Esta foi a primeira nascente do ano de 2012 que está sendo recuperada, uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. O presidente do Rotary Nilmo Gomes destacou que é um trabalho tão importante e falou desta parceria.

“Esta é uma iniciativa da confederação e nos somos parceiros, já é a segunda nascente que nós ajudamos a recuperar, é um projeto válido e bom, hoje o que tem que se fazer é isso, cuidar das nascentes, eu digo que é quase como adotar uma criança, então é isso que nos estamos fazendo adotando as árvores e cuidando das nascentes, tenho certeza que as gerações futuras agradecerão’’.

O gerente do Setor Administrativo do Banco Bradesco Leandro C. dos Santos que participou do dia de trabalho parabenizou a iniciativa. “O município de Guarantã esta de parabéns, tanto o município como a sociedade de Guarantã, as instituições que estão envolvidas neste projeto também estão de parabéns por que não é um trabalho fácil, nem todo mundo tem a consciência de que precisa recuperar as nascentes e a questão da água é o bem maior que nos temos e se não houver estas pessoas envolvidas para dar o ponta pé inicial quando acordarmos será muito tarde, então estas pessoas estão de parabéns e o banco Bradesco que também tem uma preocupação muito grande com a questão ambiental formamos então esta parceria e agradecemos o convite e temos a certeza de vamos estende lá por muito mais tempo”, assinalou.

Para o bom andamento do projeto a Federação conta com o apoio de parcerias. A prefeitura municipal é quem monta o projeto técnico faz a doação de mudas e realiza a assistência técnica . O objetivo do projeto, além de recuperar as nascentes, é também divulgar e integrar a sociedade nesta luta, como ressalta Marcos Rocha Secretário de Agricultura. “Esta é a quinta nascente nesta parceria nossa com os Clubes de Serviços, Câmara de Vereadores , Bancos Bradesco e Sicredi. Um trabalho coordenado com muito êxito pelo Senhor João Heck, através da Federação dos Clubes de Laço , nós enquanto Administração Municipal temos todo o interesse em ampliar este trabalho e quanto mais gente envolver melhor , por que só assim vamos conseguir divulgar e fazer com que se torne um hábito da população proteger as nascentes” .

O secretário destacou ainda que os produtores que tiverem interesse em realizar a recuperação de nascentes podem procurar a secretaria. “Quem tiver interesse pode nos procurar, porque o Projeto Adote Uma Nascente tem uma finalidade que é alem de recuperar uma nascente é fazer uma integração e divulgar essa cultura, agora através da Secretaria de Agricultura qualquer produtor que queira recuperar sua nascente nos realizamos a doação das mudas sem custo nem um é só nos procurar na Secretaria de Agricultura e dependendo da quantidade pode ser diretamente no viveiro municipal”, afirmou.

João Reck, que comanda o desenvolvimento do projeto através da Federação, disse que a partir de agora conta com mais uma parceria. “No ano de 2012 é a primeira nascente que recuperamos , mas desde 2009 nos trabalhamos no projeto, hoje é a 5ª que nos estamos recuperando, nestas duas ultimas nos contamos com a parceria do Bradesco, Rotary Clube e agora nos temos outra parceira que é a Confederação Brasileira do Laço Cumprido que une quatro estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Pará e Paraná ”, destacou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114