Cuiabá | MT 11/05/2024
Interior de MT
Segunda, 27 de fevereiro de 2012, 14h17

Prefeitura de Alto Araguaia busca auxílio para administrar Hospital Cacildo Hugueney


O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), o prefeito de Alto Araguaia Alcides Batista Filho (PT) e a vereadora Kátia Simone Borges (PMDB) discutiram junto ao secretário de Estado de Saúde (SES), Vander Fernandes a possibilidade de o Estado assumir a administração do Hospital Municipal Cacildo Hugueney por meio de uma OSS (Organização Social de Saúde). A situação na unidade é tão precária que o prefeito chegou a cogitar a possibilidade de assumir parte dos encargos gerados com a seleção da OSS.

Vander esclareceu que hoje é impossível para o Governo do Estado assumir a unidade, e assinalou a necessidade da prefeitura discutir junto ao governador a viabilidade da parceria. “É legitimo a prefeitura buscar esse entendimento com o governo, e todas as vias precisam ser esgotadas mesmo, principalmente a política”, destacou Vander.

O secretário de Saúde também enfatizou que por falta de previsão orçamentária o governo não assumirá mais nenhuma unidade este ano, e comemorou como grandes avanços em 2012 o início da nova gestão do Hospital Regional de Alta Floresta, assumido pela OS em janeiro. O Governo do Estado também comemora o processo de seleção que definirá no próximo mês a OS que administrará o Hospital Regional de Sinop. Os envelopes serão abertos no dia 09 de março.

A SES se comprometeu em avaliar os custos e a produção da unidade e considerou como possibilidade imediata de auxílio à unidade a ampliação dos repasses com base na Portaria 112, que regula os repasses com base na produção.

“O governo passa por um momento muito delicado perante os credores, a medida do governador em segurar os gastos foi drástica, porém necessária, precisamos zerar tudo para analisar o novo panorama, e dentro de toda essa turbulência a saúde foi a única pasta priorizada pelo governador Silval, entendemos as condições mas continuaremos a fazer gestão junto ao governador”, enfatizou o deputado Baiano Filho.

O Hospital Cacildo Hugueney de Alto Araguaia possui 36 leitos, absorvendo as demandas de Alto Taquari, Ponte Branca, Alto Garças e imediações. Os atendimentos de complexidade são encaminhados para o Hospital Regional de Rondonópolis.

A vereadora Kátia assumiu a responsabilidade em auxiliar a prefeitura no encaminhamento do histórico de custos, e intermediar junto ao deputado Baiano Filho uma agenda de discussões com o governador Silval Barbosa até a 2ª quinzena de abril. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114