Cuiabá | MT 26/04/2024
Nacional
Quarta, 08 de março de 2017, 18h43

Filmes dirigidos por mulheres são 20,3% das estreias no País em 2016


Filmes dirigidos por mulheres lançados no Brasil aumentaram de 14,7% em 2015 para 20,3% em 2016, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

No ano passado, 29 filmes foram dirigidos por mulheres estreantes e veteranas no setor, entre longas-metragens, documentários e curtas, com temáticas diversas, de comédias românticas a dramas que retratam conflitos de relacionamento e questões políticas.

O percentual de diretoras de cinema no mercado ainda é pouco se comparado aos homens, mas a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Mariana Ribas, acredita que o crescimento seja progressivo, tanto por conta do papel que a mulher tem conquistado no mundo moderno, quanto devido às políticas públicas que têm sido pensadas para incentivar este aumento.

O ministro da Cultura, Roberto Freire, pontua que "no Dia Internacional da Mulher se reforça a necessidade de que a mulher tenha a plenitude dos seus direitos garantidos e todos os empenhos para conquistar a igualdade devida".

Incentivo

Este ano, o Ministério da Cultura pretende fomentar o crescimento da presença feminina no setor realizando premiação para filmes feitos por mulheres e criando comissões julgadoras paritárias.

Entre os editais da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC) previstos para 2017 está o de Curta-Metragem, no qual uma das modalidades prevista é a Carmem Santos, que beneficiará obras inéditas dirigidas por mulheres. A SAv também pretende estabelecer comissão paritária de gênero para seleção de editais, para um olhar de gênero mais igualitário na avaliação das obras.

O primeiro desses eventos ocorre ainda este mês: um seminário para discutir a presença feminina no setor, que contará com a presença da secretária do Audiovisual do MinC, Mariana Ribas.

Por trás das câmeras

Dois filmes dirigidos por mulheres entraram na lista de 20 maiores bilheterias nacionais do ano: "É Fada!", de Cris D'Amato, em quarto lugar; e "Um Namorado Para Minha Mulher", de Julia Rezende, em nono. Já na lista geral de 20 campeões de bilheteria, que inclui lançamentos nacionais e estrangeiros, só há um filme dirigido por mulher: "Como Eu Era Antes de Você", de Thea Sherrock, na 12ª posição.

A diretora da Ancine, Debora Ivanov, pontua que, dos 29 filmes dirigidos por mulheres no ano passado, 14 foram documentários. O dado, segundo ela, mostra que as mulheres estão presentes em filmes de menor aporte financeiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114