Cuiabá | MT 14/09/2024
Nacional
Domingo, 29 de outubro de 2017, 19h58

UNICAMP incorpora-se à Cátedra Sérgio Vieira de Mello da ONU


UNICAMP assinou convênio para se integrar à Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR. Foto: EBC

A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é a mais recente instituição de ensino superior a se incorporar à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que promove educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio.

Para a representante do ACNUR no Brasil, Isabel Marquez, a iniciativa prova o compromisso das universidades locais de promoverem pesquisas sobre temas globais, como o refúgio, permitindo o avanço da agenda de direitos humanos em todas as suas frentes.

A UNICAMP anunciou um extenso plano de trabalho, a ser executado até o primeiro semestre de 2019, com o objetivo de ampliar a produção científica e disciplinas que contemplem o tema do refúgio na graduação e pós-graduação; promover seminários interunidades e interdisciplinares; e implementar o programa de bolsa para professor universitário em situação de refúgio.

Ao atuar de forma coordenada com ACNUR, governo brasileiro e prefeitura de Campinas, a universidade se propõe ainda a desenvolver programas de difusão, seminários e sensibilização sobre o tema do refúgio por meio de treinamentos e organização de eventos conjuntos de capacitação para agentes envolvidos na recepção dos solicitantes de refúgio e refugiados no Brasil.

Também prevê reforçar o papel da defesa da proteção e integração de refugiados nos níveis local, estadual e federal; apoiar o estudante refugiado; oferecer ensino do português; facilitar o processo de validação de títulos de graduação e pós-graduação; e participar da rede nacional e latino-americana da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

“O papel da universidade pública é assegurar a diversidade e colaborar com a formação das pessoas que vivem um momento difícil na condição de refugiado. É fundamental que haja um lugar de acolhimento importante como a nossa universidade para que essas pessoas pensem o futuro e desenvolvam possibilidades para progredir em suas vidas”, disse o reitor da UNICAMP, professor Marcelo Knobel.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello foi criada em 2004 com o objetivo inicial de promover o direito internacional das pessoas refugiadas nas instituições de ensino superior. Após 13 anos de atuação no Brasil, tem evoluído em escopo e propósito.

Além do ensino e pesquisa, a cátedra busca ser um importante instrumento de acesso das pessoas refugiadas ao ensino superior; atendimento direto às suas necessidades por meio de programas de extensão; e articulação de parceiros e advocacy para o aprimoramento de leis e políticas públicas.

As 18 instituições de ensino superior conveniadas estão presentes em nove estados brasileiros e em 16 municípios. Um relatório das atividades e resultados decorrentes da atuação da cátedra pode ser acessado aqui.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114