Cuiabá | MT 26/04/2024
Nacional
Quarta, 23 de fevereiro de 2011, 15h39

AA mantém na equipe piloto que responde processo pela morte de 154 pessoas


Jan Paul Paladino é acusado criminalmente pela tragédia do Voo 1907, da Gol

 

A empresa norte-americana American Airlines, com sede em Fort Worth, no Texas (EUA), mantém ainda hoje como piloto de sua equipe Jan Paul Paladino, que pilotava o jato Legacy, que colidiu com o avião da Gol em setembro de 2006, causando a morte de 154 passageiros e tripulantes que estavam a bordo do Boeing. Dados técnicos e periciais comprovam que ele cometeu conscientemente várias falhas, que levaram à queda do avião. Além do processo criminal, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) move um processo administrativo contra Lepore para a cassação do seu brevê.

 

Apesar de manter um piloto acusado da morte de centenas de brasileiros entre a tripulação, a companhia é a que mais faz voos internacionais para a América Latina. Rosane Gutjahr, viúva de uma das vítimas e diretora da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, acredita que Lepore nunca deveria ter sido contratado pela American Airlines. “Como uma pessoa fica tranquila sabendo que quem pode estar pilotando é a pessoa que causou a morte de 154 passageiros?”, questiona.

 

E os questionamentos quanto à segurança não param por aí. A American Airlines também foi a responsável pelo pior acidente aéreo ocorrido nos Estados Unidos, em 1979, quando um avião Douglas DC-10-10 da empresa caiu após problemas na decolagem no aeroporto americano de Chicago, matando 272 pessoas. Em novembro de 2001 houve a queda de um Airbus da companhia três minutos após decolar de Nova Iorque, causando a morte de todas as 260 pessoas a bordo e de outras cinco que estavam no solo.

 

No Brasil, a American Airlines tem um acordo recente de compartilhamento com a Gol. Essa parceria prevê que uma empresa aérea transporte passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos pela outra companhia.

 

Jan Paul Paladino e Joseph Lepore serão ouvidos em audiência interrogatória por videoconferência nos dias 30 e 31 de março. O processo criminal contra os dois pilotos norte-americanos pode prescrever em junho deste ano.

 





Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114