Cuiabá | MT 26/04/2024
Nacional
Quinta, 25 de agosto de 2011, 15h45

Representantes do MEC realizaram palestra sobre Plano Nacional de Educação


“Ter as metas nacionais articuladas com os estados é uma forma para melhorar a Educação Nacional”, esclareceu o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes, na abertura da explanação “Contextualização do PNE”, durante o evento: O Plano Nacional de Educação e as Políticas Educacionais para Mato Grosso realizado, ontem(24), pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Dentro das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que está na comissão especial de educação do Congresso Nacional aguardando aprovação ainda este ano, está ampliar as matrículas no Ensino Médio e reduzir 100% do analfabetismo até 2021. Dentro dessas perspectivas há necessidade de alinhavar com os estados as políticas comuns. No caso de Mato Grosso, o encontro fortalecerá o realinhamento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE) para os próximos dez anos.

Durante a explanação, Francisco das Chagas apresentou os seis eixos temáticos do PNE, as dez diretrizes da Lei do PNE que abrange todo o contexto nacional da educação brasileira, da creche às universidades. Também no texto do PNE estão os desafios e as perspectivas da educação nos próximos anos. Segundo Chagas, cerca de três mil emendas já foram apresentadas, mas grande parte diz respeito as estratégias de execução das políticas e, na grande maioria, são ações secundárias ao PNE.

Na segunda abordagem do Encontro, a Seduc trouxe o tema “Sistema Articulado e Financiamento”, com o diretor de Cooperação Federativa para Planos de Educação do MEC, Antônio José Medeiros. Na oportunidade ele traçou as ações e encaminhamentos adotados pela nova Secretaria Nacional de Articulação para mobilizar estados e municípios em políticas de educação integrada. “Mato Grosso é exemplo de unificação”, destacou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114