Cuiabá | MT 08/05/2024
Nacional
Segunda, 05 de setembro de 2011, 10h46

Dilma pinta cenário muito otimista sobre estádios


A presidente Dilma Rousseff garantiu na semana passada que nove dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 serão entregues em dezembro de 2012, portanto com grande antecedência em relação ao início dos jogos e também muito antes da Copa das Confederações, marcada para meados de 2013. Não citou quais, mas a declaração causou ciúmes e críticas.

Ciúme de parte de quem considera que Dilma está "fazendo caridade com o chapéu alheio"", pois estádios não são atribuição direta do governo federal - apesar da linha de crédito do BNDES criada para viabilizar as obras - e críticas daqueles que entendem que a maioria das arenas está atrasada.

Estes têm certa dose de razão, pois muitos estádios não apresentam o nível de conclusão esperado para este momento - faltam cerca de mil dias para a bola rolar. Pelo menos não em relação ao compromisso firmado oficialmente pelas cidades-sede, embora sempre seja possível apertar o ritmo.

A rigor, existe atualmente apenas uma arena que causa mais calafrios, a das Dunas, em Natal, cujas obras na prática começaram há 20 dias, 17 meses depois do prazo inicial prometido pelas autoridades e ainda estão na fase de terraplenagem do terreno. Como o estádio aproveitará boa parte da estrutura do antigo Machadão, os potiguares garantem que o prazo de entrega - dezembro de 2013, portanto fora daqueles nove comentados pela presidente - vai ser cumprido.

Presença de Lula. O Itaquerão palco da abertura da Copa, custou a sair do papel, mas começa a deslanchar. A obra, argumento para a festança principal do Corinthians pelos 101 anos de vida no sábado, com a presença até do ex-presidente Lula (e personagem importante para que a arena esteja sendo erguida), já começa a receber os pilares de sustentação das arquibancadas.

Não está "avançada"``, como proclamam dirigentes do clube, da construtora responsável pela obra e por integrantes do comitê paulista, mas o ritmo é considerado bom por especialistas.

Além disso, o Itaquerão tem a complacência da Fifa, que abriu exceção e já avisou que espera até fevereiro de 2014 pela arena. Mas todas as partes envolvidas no projeto mantêm a data de entrega para dezembro de 2013 e no sábado, no calor e na empolgação da festa corintiana, houve até que "garantisse""`` que o estádio estará pronto três meses antes, em setembro. Difícil.

Há, porém, arenas com os trabalhos de construção e reforma no prazo. São os casos do Mineirão, em Belo Horizonte, e do novo Mané Garrincha, em Brasília, que disputam com a Fonte Nova, em Salvador, a condição de obra mais adiantada da Copa.

Em comum, as três cidades sonhavam receber a abertura do Mundial. O que parece certo, porém, é que terão papel de destaque no Mundial e, principalmente, na Copa das Confederações.

Cuiabá é outra cidade que cumpre os prazos estabelecidos. Manaus e Fortaleza também juram fidelidade ao cronograma, o ritmo não está ruim, mas já convivem com algum atraso. Na mesma situação encontram-se o Maracanã, no Rio, a Arena Pernambuco, nas cercanias do Recife, e o Beira-Rio, em Porto Alegre.

O caso mais emblemático é o do Arena da Baixada, em Curitiba. A rigor, há pouco o que fazer no estádio em relação aos outros 11. Mas nada foi feito ainda. No entanto, o Atlético-PR considera que o estádio está entre os mais avançados (pelo que já tem), com anuência até do Ministério do Esporte. Situação no mínimo estranha. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114