Cuiabá | MT 28/04/2024
Nacional
Sábado, 26 de novembro de 2011, 22h12

Empresário gaúcho aponta a inexperiência como o maior risco


O Sebrae tem três recomendações básicas para quem ainda não iniciou seu negócio: identificar a oportunidade, estudar a viabilidade e buscar qualificação empresarial. Pontos norteadores do planejamento estratégico feito pelo microempresário João Paulo Cassol, que teve seu cronograma acelerado para não perder uma boa oportunidade surgida em julho de 2008 no bairro Bom Fim.

"Planejava concluir o MBA em gestão empresarial antes de abrir a farmácia, mas surgiu a oportunidade antes da conclusão do curso e resolvi seguir em frente." Nestes três anos, Cassol percebeu que o principal risco para o negócio é a falta de experiência do gestor. "Comecei com uma franquia. Fiz essa opção justamente pela falta de experiência com gestão e foi muito pertinente para dar os passos iniciais. Concluídos os dois primeiros anos, decidi aderir à rede Associadas, que trabalha com o sistema de associativismo."

O microempresário aponta que além da concorrência, as falhas de planejamento e a tentação de misturar as pessoas física e jurídica são as principais ameaças para uma nova empresa. Ele alerta que "a oferta de crédito e o giro de dinheiro da empresa podem ser tentadoras, porém as contas para honrar também são grandes". Cassol cita as políticas públicas que ampliaram a oferta de crédito e os programas federais de acesso a medicamentos, como a Farmácia Popular, como os grandes impulsos para consolidar as MPEs. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114