Cuiabá | MT 03/05/2024
Nacional
Quarta, 07 de agosto de 2013, 08h18

Estudantes do Projovem adolescente de VG participam de palestra da OAB


A ação de cidadania aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social do Cristo Rei, na segunda-feira (05.08), e faz parte da programação alusiva aos 80 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional MT 1933-2013.

Os alunos de três coletivos do Grande Cristo Rei tiveram uma tarde descontraída. Cerca de 50 estudantes de 14 a 17 anos de idade participaram do projeto “A OAB vai à escola” – programação alusiva aos 80 anos de OAB de Mato Grosso (1933-2013). Três palestras foram abordadas: drogas apresentado pelo professor, Hélio Nishiyama; bullying com professor Pacheco e o jovem aprendiz ministrado pela vice presidente da OAB de Mato Grosso, Drª Cláudia Aquino de Oliveira. A ação de cidadania ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social Cristo Rei, na segunda-feira (05.08).

“As atividades do Projovem adolescente envolvem aulas pedagógicas e cidadania. Esta palestra tem uma importância imensa, os temas abordados são o que os adolescentes querem ouvir e aprender, e muitas vezes não é debatido dentro de casa. O conteúdo vai agregar mais valor e dignidade aos alunos do Programa. A OAB é uma parceira que está sempre nos procurando para desenvolver inúmeras atividades sociais. A entidade está de parabéns pela iniciativa que vem de encontro aos anseios da população”, destaca a secretária adjunta de Assistência Social, Madalena Figueiredo.

A vice presidente da OAB, Drª Cláudia Aquino fez uma explanação sobre a profissão de advogado e sua concernente responsabilidade, além da programação dos 80 anos da OAB em Mato Grosso. A presidente disse que o bate papo é uma ferramenta de transmissão de conhecimento à população, em especial aos adolescentes.

De acordo com a presidente da OAB 5ª Subseção de Várzea Grande, Flávia Petersen Moretti, os 80 anos da OAB no estado terá uma vasta programação como orientações jurídicas e de cidadania para os munícipes. Em especial, estas palestras são para o público jovem, os temas são atraentes e joviais. O projeto “OAB vai à escola” e “a escola vem à OAB foi reativado pela atual gestão. O projeto é um canal que leva informações aos jovens sobre drogas, bullying e jovem aprendiz com o objetivo de orienta-los e apresentar direitos e deveres. “A OAB tem uma função social e a educação é base de tudo, por este motivo os jovens são alvos destas palestras. Com isso, teremos jovens cidadãos com aptidão de exercer seus direitos e deveres na sociedade”, esclarece Flávia Petersen.

“A droga é o mal que existe na sociedade, mata mais que as doenças graves – Aids, Câncer e acidentes de trânsito. De quatro mortes no Brasil, 3 são por motivos que envolvem as drogas. O problema social atinge todas as camadas sociais e as faixas etárias. Os fatores do número alarmante de mortes são: uso demasiado; falta de pagamento do entorpecente; disputa de pontos de drogas, entre outro, explica o professor, Hélio Nishiyama. Ele ainda acrescenta que os adolescentes são os alvos dos traficantes, ora pela pouca experiência e/ou pelo discurso de que a droga é boa.

Os operadores de direito e estudantes de direito também serão contemplados com a qualificação do painel - inclusão digital, o PJe e as mídias sociais nesta quarta-feira (07). A palestra é totalmente gratuita e com certificado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114