Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Quinta, 18 de maio de 2017, 13h13

Festival do Trânsito reúne 4,7 mil estudantes em Mato Grosso


Em sua 14ª edição, o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) em Mato Grosso reuniu 4,7 mil estudantes dos municípios de Campo Verde e Sinop. Jovens de outras quatro cidades ainda participarão das atividades até o mês de julho. O evento é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Concessionária Rota do Oeste, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeituras Municipais.

Por meio das artes cênicas, o Fetran busca sensibilizar e conscientizar a população, em especial, crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos, deveres e responsabilidades de todos na construção de um trânsito seguro. Em Campo Verde, 2,2 mil estudantes participaram da iniciativa, de 24 a 28 de abril. Na última semana, foi a vez de 2,5 mil jovens de Sinop se envolverem com o evento.

Ainda estão por vir mais três etapas regionais em Primavera do Leste (22 a 26/5), Comodoro (5 a 9/6), Várzea Grande (19 a 23/6) e a etapa estadual em Cuiabá (10 a 14/7).

O Fetran é uma ferramenta útil para a educação para o trânsito no Brasil e vem cumprindo seu papel de salvar vidas há 14 anos, de acordo com o inspetor André Luiz Ferreira, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da Polícia Rodoviária Federal (PRF/MT). “Observamos um crescimento de 10% no número de escolas participantes com relação ao ano passado, ou seja, aumentou o interesse das instituições em fazer com que seus alunos falem sobre o tema de trânsito e discutam esse tema”, diz.

São quatro categorias: infantil (5 a 11 anos), infanto-juvenil (11 a 16 anos), juvenil (Ensino Médio, incluindo EJA) e educação especial (portadores de necessidades especiais).

Em Sinop, o resultado final classificou os espetáculos "Conceitos que favorecem a cida", Escola Municipal Leni Terezinha Benedetti, de Sinop (Categoria Infantil); "Uma segunda chance", Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, de Sorriso (Categoria Infantojuvenil); e "As vozes que não se calam", Escola Estadual Bernardino Gomes da Luz, de Colniza (Categoria Juvenil).

A Rota do Oeste é parceira do projeto nas edições que ocorreram em municípios com áreas na BR-163, como Campo Verde e Sinop e nas etapas que serão realizadas em Várzea Grande e Cuiabá.

Premiação

Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (infantil, infantojuvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção.

Na etapa estadual, serão acrescentadas as premiações de atriz revelação, ator revelação e primeiro lugar das categoriais Infantil, Infantojuvenil e Juvenil conforme o júri popular. O resultado da categoria Educação Especial será divulgado após a premiação da Etapa Cuiabá e a premiação entregue somente na Etapa Estadual em Cuiabá.

Os resultados do 14º Fetran poderão ser acessados no site www.fetran.com.br ou nas redes sociais (twitter, página e grupo do Facebook). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114