Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Segunda, 05 de junho de 2017, 16h57

Orquestra Cuiabana de Choro se apresenta no Teatro Universitário


Orquestra Cuiabana de Choro


Como parte dos preparativos para o lançamento de seu primeiro CD, a Orquestra Cuiabana de Choro se apresenta nesta terça-feira (6), a partir das 20h no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A apresentação do grupo, formado por alunos e ex-alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da UFMT e instrumentistas de Cuiabá, é gratuita.

A Orquestra, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência Universitária (Procev), da Coordenação de Extensão (Codex) e do Departamento de Artes da UFMT, vem realizando apresentações e rodas de choro no Câmpus de Cuiabá e demais espaços culturais da cidade. Desde 2014, ela esteve sob a coordenação do Professor Eduardo Fiorussi e, desde este ano, passou a integrar o programa de extensão “Com a Corda Toda”, coordenado pelo professor Oliver Yatsugafu.
 

Oliver Yatsugafu

As atividades da Orquestra Cuiabana de Choro centram-se na prática musical e na intensa pesquisa de repertório de diferentes ritmos como de samba, choro, maxixe, baião, valsa, polca, schottisch e frevo, abrangendo obras do fim do século XIX, clássicos do século XX e composições de artistas brasileiros, dentre os quais se destacam Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Carolina Cardozo de Menezes, Paulinho da Viola, Maurício Carrilho, Luciana Rabello e dos próprios integrantes da Orquestra.

O repertório contará com a execução de obras destes músicos. Destaca-se para a apresentação as canções “Conversa de Jacaré”, de Eduardo Fiorussi,” Ao mestre Marinho 7”, de Andrew Moraes, graduando do Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Composição, que homenageia um dos mais importantes músicos atuantes do choro em Mato Grosso.
 

Além da coordenação do professor Oliver Yatsugafu, a orquestra tem coordenação pedagógica de Rubia Yatsugafu e direção musical de Andrew Moraes, que toca sax e flauta.

Além dele, o grupo é formado Levi de Barros (trompete), Augusto César e Neto Moraes (sax alto), Maycon Alencar ( trombone), Rodrigo Cavalcante (piano), Claudiney Neves (violão de 7 cordas) e Odenil Fernandes (percussão) e lançará o primeiro CD em 12 de julho, em apresentação no Teatro Universitário. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114