» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Quinta, 02 de novembro de 2017, 12h41

Pousada de MT ganha prêmio nacional de sustentabilidade, após consultoria do Sebrae


.

A Pousada Piuval, localizada a 110 quilômetros de Cuiabá, foi a grande vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, entregue na noite de ontem,30/11, em Foz do Iguaçu, Paraná. Foram duas premiações, sendo uma na categoria Meios de Hospedagens e o TOP Sustentabilidade, concorridos com 79 empresas do segmento de todo o país. “O prêmio vem confirmar o sucesso das adaptações e o reconhecimento do esforço que fizemos para termos a sustentabilidade em nossa pousada. Além do trabalho interno, também realizamos atividades que beneficiam o lado social, a comunidade local”, diz o empresário Eduardo Eubank, evidenciando que o olhar de sustentabilidade deve extrapolar o negócio.

A premiação reconhece as melhores práticas e dá visibilidade às empresas que optam pela sustentabilidade, estimulando a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Segundo Eduardo Eubank, as consultorias e os cursos realizados pelo Sebrae contribuíram para os bons resultados, como a economia de 23% de energia, o aumento de 8% na taxa de ocupação e a alta de 15% no faturamento anual da empresa, em comparação ao ano anterior. São instalações novas que abrigam 34 apartamentos, com janelas e portas feitas de madeira reflorestada, restaurante, redários, piscina, torre de observação na flora e fauna, passeios à cavalo e barco, caminhadas em trilhas, safári fotográfico, tratrem e pescaria.

Entre as ações implantadas, destacam-se a estação de tratamento de água, sistema de reuso de águas da pia, chuveiro e ar condicionado, reutilizando-as nos vasos sanitários, coleta e separação seletiva dos lixos inorgânicos e orgânicos, dando destinação correta e segura, reciclagem do óleo e de gorduras para troca e substituição por sabão líquido, e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O empreendimento ainda prevê a instalação futura de usina solar com placas fotovoltaicas que produzirá 80 KWP de energia/mês.

A analista do Sebrae, Marisbeth Gonçalves, explica que o apoio do Sebrae à empresa foi por meio de capacitações e consultoria tecnológica para implementar as adequações para certificação em sustentabilidade (norma ABNT 15401 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Meios de Hospedagem). De acordo com a analista, os critérios consideram três aspectos, sendo ambiental, sociocultural e econômico. “Trabalhamos nesse processo com a empresa há três anos buscando aplicar práticas que levem em conta a mitigação dos impactos ao ambiente e valeu muito. Os prêmios são a prova que investir em certificações é lucro”, ressalta.

Com 28 anos de atuação, a primeira pousada instalada na rodovia Transpantaneira, empresa familiar, hoje emprega 30 funcionários. Seu fundador , o pecuarista João Losano Eubank de Campos, começou o negócio em sua fazenda, de sete mil hectares, a 10 quilômetros de Poconé, para aproveitar a proximidade da cidade de Poconé e as visitas frequentes de amigos para oficializar a pousada. De lá para cá foram períodos de investimentos tímidos e espaçados. “Desde 2004 somos clientes do Sebrae, mas foi em 2014 que fizemos a grande mudança, escolhendo reposicionar nosso negócio, de olho nas exigências do turista internacional e vimos que a sustentabilidade é um diferencial decisivo para este público”, concluiu Eubank.

Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)

Incorporar a sustentabilidade também nos micro e pequenos negócios é a função do Centro Sebrae de Sustentabilidade, cuja unidade é referência nacional do Sebrae sobre o tema. Inaugurado em 2010, o CSS atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios. O papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social mais justo e igualitário. São fornecidos aos empreendedores conteúdo qualificado, considerando diferentes realidades como setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em inúmeras ações e publicações segmentadas e disponíveis gratuitamente.

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos, o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios. Informações pelo site www.mt.sebrae.com.br.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114