Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Sexta, 20 de agosto de 2010, 17h04
Culltura

Regina Pena expõe Meu lugar no Mundo em Chapada dos Guimarães


Ainda há tempo para (re)visitar a exposição Meu Lugar no Mundo, da artista plástica mato-grossense Regina Pena, em homenagem a Aldeia Velha, bairro que deu origem a Chapada dos Guimarães, em cartaz até domingo, dia 22, no JáCafé. Pintora, desenhista e objetista, Regina Pena apresenta telas e esculturas produzidas nos últimos dez anos, a maioria a partir de 2004, com temáticas ligadas à Aldeia Velha.

 Com curadoria da crítica de arte Alda Couto, a exposição traz obras inéditas e outras já expostas no Brasil e em Portugal. Paisagem e pessoas, movimento entre o exterior e o interior. “Há peças em que o foco está diretamente colocado sobre a paisagem e as pessoas. Em outras ocorre como que um recuo para dentro, literalmente”, explica Alda, acrescentando que “a opção pelo figurativo, em plena vigência da arte para além da forma, faz de Regina Pena uma libertária no exercício do paradoxo”.

Para Alba Regina, diretora do JáCafé, a exposição de Regina é um presente aos visitantes do espaço que se tornou reduto de cultura e gastronomia. “O público vai encher os olhos e alimentar alma”, destaca ela. A natureza, a simplicidade cotidiana impregnada de cores e traços de Regina se traduzem em paisagens e composições de interiores. “A mostra tem a essência similar ao JáCafé, a pintura salta da tela plana para o relevo que desdobra e intensifica as cores e o conteúdo”, observa Alba.

 A pintura se mistura nas colagens em madeira, traços permanentes e inquietações das experiências, técnicas de pintura e colagem, com os materiais tradicionais e a reciclagem, especialmente da madeira. As esculturas e objetos constituem uma forma de retrospectiva, que aparecem na ambientação externa do local e em sala especial.

 “Diálogos da aldeia” toma conta do corredor do Já Café, exibindo peças que narram a relação da artista com o mundo, a partir do lugar aparentemente isolado que escolheu para viver. “São obras que estabelecem influências, referências, enfim, boa parte da bagagem cultural, do repertório de Regina Pena. São oito peças, entre as quais se destaca, por exemplo, uma espécie de instrumento musical, composto de madeira e outros materiais, parte de uma série que ainda não esteve em exposição”, conta Alda.

 “Cessaram as buscas...sinto uma plenitude de paz na rotinha diária mais simples: comida para os pássaros antes do café ainda quente, na varanda; na ordem na casa e então, mãos e emoções na pintura. O leiteiro a cavalo passou lá fora, eu aqui dentro viajo na internet, visito galeria de arte do mundo inteiro. Realidade paralelas, contrastes em que me (re) conheço”, poetiza Regina.

 A mostra pode ser visitada até domingo, dia 22 de agosto, de sexta, a partir das 19h, e sábados e domingos, a partir das 10h, é uma realização do JáCafé, com apoio cultural da Entrelinhas e Casa das Molduras.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114