Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Quinta, 28 de outubro de 2010, 13h15

Cinema Paradiso chega à Casa da Solidariedade da Mãe Joana


Após passar pelo Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e Abrigo dos Idosos Bom Jesus de Cuiabá, o projeto Cinema Paradiso, parte integrante do 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, chega à Casa da Solidariedade Mãe Joana, em Cuiabá. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 29, às 9 horas, com os vídeos “Parada 2008” (MT) e “O retorno de Saturno” (RS), o curta-metragem “Bailão” (SP) e o média “Enquanto faço as unhas” (RJ).

 

A produção mato-grossense “Parada 2008”, do diretor Claudio Dias, mostra o olhar sobre o preconceito a partir da juventude da periferia da cidade de Cuiabá. A animação “O retorno de Saturno” mostra um momento de mudança na vida de um homem que completa 29 anos. Segundo a Astrologia, o Retorno de Saturno é um período de grandes mudanças na vida de uma pessoa. É o que acontece com um homem que perde o emprego, fica sem namorada e com três filhos para cuidar. Do diretor Lisandro Santos, a animação tem Deborah Finocchiaro, Felipe Monaco, Diego Medina, Fabricio Licks e Antonio Barcelos no elenco.

 

O documentário “Bailão”, 17 minutos, de Marcelo Caetano, enfoca a memória de uma geração visitada por seus personagens, interpretados por Cacá Munhoz, Ivan Santos e Ricardo Rocha. O cenário é o centro de São Paulo; o enredo a urgência da vida. E o Bailão é o ponto de convergência dessas histórias.

 

“Enquanto faço as unhas”, de Cristiano Requião, conta a história de Silvilene, uma costureira infeliz, casada com um evangélico que sonha ser pastor. Para aliviar seu sofrimento, passa as madrugadas na internet nos sites de relacionamento em busca de um amor verdadeiro. Até que um dia se depara com um príncipe encantado, um comandante da marinha que mesmo distante, cruzando oceanos, lhe inspira confiança, carinho e amor. A partir daí sua vida muda de rumo.

 

Na tela, os últimos, agitados e angustiosos dias na vida desta crédula e sonhadora costureira até o encontro derradeiro com seu amado. O filme traz no elenco Glória Pereira, Ton Rodrigues, Laura Becker, Rômulo Rodrigues, Marcos Marjan, Cecília Terrana, Flávio Vidaurre, Ludmila Fidelis, Marco Guayba, Ítala Isis, Luíza Debritz.

 

O Cinema Paradiso ganhou a cena a partir da quinta edição do Festival de Cinema, em 1997, que hoje acumula 17 anos. Para o idealizador do Festival, Luiz Borges, o objetivo é estimular ainda mais a experiência de muitas pessoas que, por algum motivo, não podem ir ao cinema. “Com uma mostra de vídeos e curtas, elaborada de acordo com o perfil da plateia e dos ambientes das instituições, o Instituto Cultural América cumpre com sua responsabilidade social de democratizar o acesso aos conteúdos audiovisuais”, destacou Borges.

 

O 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma realização do INCA – Instituto Cultural América; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual – SAv; Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura; Apoio OI, OI Futuro, Universidade Federal de Mato Grosso, Canal Brasil, Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso , Agecopa, Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Prefeitura de Cuiabá, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso; parceiros Fórum dos Festivais, AMAV/ABD-MT, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Papazian”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114