Cuiabá | MT 26/04/2024
Variedades
Terça, 14 de dezembro de 2010, 14h01

Vivaldo Lopes lança livro "Mato Grosso, Território de Oportunidades"


O economista Vivaldo Lopes recebe amigos e convidados no dia 17 de dezembro, às 20h, no Salão Social do Sesc Arsenal, em Cuiabá, para o lançamento do livro “Mato Grosso, Território de Oportunidades” e noite de autógrafos.

O livro reúne uma coletânea de 120 artigos selecionados sobre a economia nacional e de Mato Grosso, sob uma visão contemporânea, publicados ao longo dos últimos 10 anos, em vários jornais de Cuiabá. O selo editorial é da Entrelinhas.

A obra, segundo a apresentação feita pelo jornalista Onofre Ribeiro, permite ao leitor fazer uma análise do período econômico abordado pelo autor. E vai além. Trabalha com desenvoltura os números que indicam os cenários. Houve crises muito fortes no agronegócio, vistas como intransponíveis em 2005, 2006 e 2007. Como a atividade era a principal naquele momento, seus reflexos tornaram-se macroeconômicos e se espalharam pelo restante da economia. “O ciclo de crescimento da economia de Mato Grosso nas duas últimas décadas estabeleceu condições vigorosas tanto do ponto de vista institucional como empresarial que podem suportar crises circunstanciais ditadas pelo mercado ou por decisões erráticas de governantes nacionais”, cita Vivaldo em um dos artigos.

Para Onofre Ribeiro, a leitura feita pelo autor é conceitual, o que exige conhecimento de causa. “De fato a crise passou”, atesta o jornalista.

No decorrer do livro, Vivaldo traz artigos que ressaltam a chegada do capitalismo no campo, o que fez alterar completamente a matriz produtiva de Mato Grosso. “Isso produziu fantásticos resultados no âmbito econômico e transformou a economia mato-grossense numa imensa e globalizada plataforma exportadora”, explica o autor.

Ele também destaca a industrialização do Estado, abordando que Mato Grosso não sairá da posição de economia periférica na produção primária enquanto não tiver uma indústria forte e diversificada. “O acerto da profecia já se vê claramente nos dias atuais com a chegada e instalação em Mato Grosso dos grandes complexos industriais”, completa Onofre Ribeiro, ao reforçar que o livro terá espaço obrigatório nas bibliotecas e para quem for pensar o futuro do Brasil nos próximos anos.

Vivaldo Lopes é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981), com MBA Treinamento de Altos Executivos, curso de formação e desenvolvimento de executivos em Administração, pelo Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (2001). Com vasta experiência profissional, atuou como técnico em Planejamento Agrícola na Emater-MT (1978-1992); professor do departamento de Economia da UFMT (1987 a 1996); consultor financeiro para pequenas empresas na Diretiva Consultoria (1992); secretário de Planejamento (1993) e de Finanças (1994) da Prefeitura Municipal de Cuiabá; coordenador setorial do Plano de Metas para Mato Grosso (1994); secretário-executivo do Programa de Reforma do Estado de Mato Grosso, tendo coordenado a implantação do Programa Estadual de Desestatização (1996); secretário de finanças da Prefeitura Municipal de Cuiabá (1997-2004); consultor da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, FGV Projetos (2005-2008); assessor econômico da secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (2008-2010); secretário-adjunto da Casa Civil do Estado de Mato Grosso (2010).

FICHA TÉCNICA
Título: “Mato Grosso, Território de Oportunidades”
Autor: Vivaldo Lopes
Editora: Entrelinhas
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 168
Preço: R$ 25,00
Onde encontrar: nas livrarias de Cuiabá e no site: www.entrelinhaseditora.com.br a partir do dia 18 de dezembro de 2010. No dia do lançamento será vendido em estande no local.

COQUETEL LANÇAMENTO
Local: Salão Social do SESC Arsenal
Data: 17 de dezembro de 2010
Hora: 20h  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114