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Sábado, 10 de setembro de 2011, 09h45

Moral, ética e cidadania são temas de projeto destinado à comunidade estudantil


O termo de cooperação técnica firmado, ontem (9), entre Defensoria Pública de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estabeleceu a integração e o compromisso para desenvolvimento do projeto “Defensoria vai à Escola” nas instituições de ensino médio e fundamental do Estado.

Deste modo, torna-se possível uma interação, ainda maior, da Defensoria Pública com a classe estudantil, desenvolvendo a conscientização política, democrática, ética e republicana, difundindo os ideais de uma sociedade mais igualitária.

Assinado pelo Primeiro Subdefensor Público-Geral, Hércules Gahyva, e pela Secretária Adjunta de Políticas Educacionais do Estado, Fátima Resende, o termo prevê também a promoção de palestras e debates com educadores ou representantes da Seduc, sobre o papel da Defensoria Pública.

“Nossa instituição também cumpre seu papel de acesso à justiça, quando fomenta junto aos estudantes a discussão sobre seus direitos e deveres, e demais princípios constitucionais”, declarou Gahyva.

Ficou estabelecido, ainda, que, em um segundo momento, a atuação será estendida para o interior do Estado, tendo como tema central a divulgação dos direitos fundamentais dos cidadãos, estabelecendo uma diretriz sobre a moral, a ética e a cidadania, tidas como suporte para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa na vida política.

“Nós não estamos mais sozinhos, as parcerias podem transformar a sociedade e ajudar a colher boas notícias de cada uma dessas unidades escolares”, afirmou Fátima Resende.

O projeto já foi realizado em doze escolas de Cuiabá e Várzea Grande, beneficiando aproximadamente cinco mil alunos. Pode-se perceber que os jovens estudantes têm um grande interesse em saber mais sobre o tema em torno de direitos e garantias de cidadãos, haja vista, que tais assuntos não são tratados, de forma sistemática, nas escolas.

As atividades propostas pelo “Defensoria vai à escola” deverão ser implantadas durante o ano letivo, com a apresentação de palestras sócio-educativas, estimulando a participação social e política dos alunos e, na medida do possível, também com os pais, na vida em sociedade, com cronograma de execução a ser definido em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e Diretores de Escolas.

A efetiva participação de estudantes, classe que representa o futuro do Estado e do Brasil vai ao encontro dos melhores anseios de uma sociedade organizada e democrática. 




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