Cuiabá | MT 03/05/2024
Variedades
Quarta, 21 de setembro de 2011, 20h09

Auditoria inicia segundo módulo de curso sobre pavimentação


Começou na manhã desta quarta-feira (21.09) no auditório da Secretaria de Planejamento e Orçamento o segundo módulo do curso promovido pela Auditoria Geral do Estado (AGE), em parceria com a Agecopa, que tem por objetivo alcançar melhorias na qualidade dos pavimentos urbanos e rodoviários contratados pela poder público estadual.

Ministrado pelo professor da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), Paulo Sérgio Paterlini, que também é engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o módulo terá a duração de três dias e tem como tema central o “Controle de Qualidade em Pavimentação Asfáltica”.

O programa do curso, cujo enfoque é primordialmente o técnico, inclui tópicos relacionados aos preceitos estatísticos aplicados à qualidade das obras, bem como à garantia e o controle desta qualidade. Exposições sobre procedimentos em laboratório de verificação das especificidades e análise de planilhas também deverão ser abordados ao longo das aulas.

Durante a abertura do módulo, o secretário auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, reforçou que a realização da capacitação em conjunto com outros órgãos de controle e secretarias de Estado diretamente envolvidas com execução e fiscalização das obras de pavimentação urbana e rodoviária teve por objetivo socializar conhecimentos e promover uma maior integração entre as instituições e corpo técnico ligados ao tema.

Alves também reiterou o desejo de dar continuidade aos cursos na área, na medida em que melhorias das obras de pavimentação passam necessariamente pela qualificação técnica das equipes que fiscalizam e que realizam a contratação dos serviços. “O que pretendemos mesmo é estabelecer um programa de formação continuada na área de obras e engenharia no Estado de Mato Grosso”, pontuou.

Para Renê Oliveira Nevenschwander Jr, que responde pela 1ª Diretoria da Secex MT do Tribunal de Contas da União (TCU), a capacitação é de grande relevância tendo em vista que proporciona a troca de experiências e a socialização de conhecimentos entre servidores mais novos e com mais tempo de carreira pública, contribuindo para a qualificação e reciclagem de conhecimentos na área de pavimentação asfáltica.

Conforme pontuou, a fiscalização e controle de obras públicas, em especial às de pavimentação teve grandes avanços nos últimos anos, em especial após a promulgação da Constituição Federal de 1988. “A Atuação mais efetiva e dura dos órgãos de controle sobre as obras provocaram mudanças no nível de impropriedades e irregularidades encontradas”, que resultaram em uma significativa melhora e queda nos casos de problemas com pavimentação, afirmou.

ETAPAS

No mês de agosto foi realizado o primeiro módulo da capacitação. Com o tema “Básico de Materiais e Serviços Asfálticos”, o curso foi ministrado na Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado pela também professora da ABPv e engenheira do DNIT Luciana Nogueira Dantas.

O último módulo da capacitação está previsto para acontecer no próximo mês, nos dias 17,18 e 19, em local ainda a ser definido.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114