Cuiabá | MT 03/05/2024
Variedades
Domingo, 25 de setembro de 2011, 13h15

Antes de investir, pague as dívidas, aconselha consultor


Eliminar as dívidas é mais importante do que investir. A afirmação é do consultor e autor Samuel Marques.

"O melhor investimento do mercado é pagar suas dívidas, porque nenhum investimento vai remunerá-lo mais do que a dívida cobra", afirmou ele em entrevista à InfoMoney TV, durante a Expo Money 2011.

E aconselha: "Então, se você tem dinheiro, é melhor pagar o cheque especial do que investir na Bolsa ou no CDB. Então, primeiro pague as dívidas e depois pense em investir".

Evite novas dívidas
De acordo com o consultor, muitas pessoas sofrem de pensar em cortar gastos para pagar as dívidas, mas isso não é necessário. "Tem gente que prefere se endividar a deixar de tomar um café, mas não é necessário deixar de tomá-lo, o importante mesmo é não se endividar. E para isso, o primeiro passo é não comprar mais a prazo".

Marques afirma que quem espera juntar o dinheiro para comprar, ao invés de dividir em dez vezes, não precisa cortar gastos. "O ideal é ter o seguinte pensamento: se eu não tenho o dinheiro, eu não vou comprar".

O segundo passo, segundo ele, é tentar antecipar o pagamento das dívidas já existentes. Mas a maior dificuldade é não se render ao desejo de, ao pagar uma dívida, colocar outra no lugar.

"Tem gente que está apertado com três financiamentos, mas, quando paga um, não consegue resistir a tentação de fazer outro. A pessoa às vezes pensa: sem financiar, não consigo comprar. [Isso] não é verdade. Se ela esperar juntar o dinheiro, ela compra o bem e, sem pagar os juros do financiamento, ainda consegue comprar uma segunda coisa. Esse é o segredo", finaliza. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114