Cuiabá | MT 02/05/2024
Variedades
Segunda, 27 de fevereiro de 2012, 07h13
Agenda

Cine Teatro Cuiabá divulga programação do I Cuiabá em Cena




O ‘I Cuiabá em Cena’, projeto que reúne espetáculos de teatro, performances, oficinas, palestra e mesa redonda, de forma gratuita, acontece em Cuiabá de 20 a 25 de março. Realizado pelo Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o projeto busca mensurar esteticamente a produção cênica na Capital e Várzea Grande, capacitar artistas locais, oferecer à sociedade uma oportunidade de conhecer o universo teatral e contribuir com a alfabetização artístico-estética. A abertura oficial acontece na terça-feira, 20 de março, às 20h e, logo após, às 20h30, será apresentando no palco da casa o espetáculo convidado ‘Quiprocó’, do Grupo Teatral Moitará, do Rio de Janeiro, que trabalha com a ludicidade do universo cultural brasileiro. Cria ‘tipos’ genuínos com sonhos, crenças e costumes, a peça contempla o espírito festivo dos brincantes, a inventividade dos contadores de causos e a criatividade de sobrevivência do povo brasileiro.

Mostra Local
Na quarta-feira, 21 de março, inicia a mostra local que reúne espetáculos de teatro e performances temáticas de grupos, companhias, atores e atrizes atuantes em Cuiabá e Várzea Grande. Selecionados por meio de edital, os participantes da mostra apresentam-se no Espaço Cênico do CTC, e também em espaços alternativos, como no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e na Praça Alencastro.

Às 20h, o performer Wagton Douglas, apresenta no Espaço Cênico do CTC, a performance ‘Maria Taquara em Foco’. Segundo Wagton, a composição refere-se ao imaginário coletivo cuiabano sobre Maria Taquara, onde “o mise-en-scène é construído na intersecção entre a dança e o teatro, a partir dos poucos referenciais retidos no imaginário coletivo cuiabano a definir a personagem, isto é: negra, lavadeira, esguia, nordestina e objeto sexual”, explica. Já às 20h30, a Cia Tok-kya-ty apresenta a peça ‘Maria... Meu Bem...’ que traz, por meio de uma viagem por cartas, as situações rotineiras vividas por Maria Taquara. Na peça mesclam-se as cartas abertas, que representam a vida conhecida por um povo regionalíssimo, e as fechadas e não lidas, que representam os conteúdos de uma vida desconhecida por esse mesmo povo.

No dia 22 de março, quinta-feira, às 20h, o performer Stênio Soares apresenta a performance temática ‘Negras Memórias’, no espaço do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo Stênio, a partir de narrativas, a apresentação destaca três aspectos da vida de Maria Taquara: relações de gênero, relações étnico-raciais e a condição do trabalho, no contexto cuiabano da primeira metade do século XX. Já às 20h30, a Cia Vostraz de Teatro, traz ao palco do CTC a peça ‘O Circo’. No enredo, dois ilustríssimos personagens do mundo infantil recebem um carta e precisam resolver um problema enfrentando as mais estranhas situações e aventuras.

No dia 23 de março, sexta-feira, às 20h, o grupo Entrevia de Teatro, apresenta a peça ‘Muito Além das Borboletas’, no Espaço Cênico da casa. A montagem desenha a relação entre dois irmãos, Rômulo e Remo, filhos de um modesto mecânico ateu provinciano. No ponto de partida do drama, está a fuga do irmão mais novo que, por influência do espírito libertário do pai comunista e de um forasteiro hippie, parte de casa, ganhando o mundo.

No dia 24 de março, sábado, às 18h, o Grupo Tibanaré leva a peça ‘Andarilhos das Estrelas’, para a Praça Alencastro. Misturando poesia com intervenção teatral, a montagem invade espaços não convencionais, levando música, representação de poesias e corpos em movimentos poéticos, transmitindo emoção e alegria.

Encerrando a mostra local, no dia 25 de março, domingo, às 20h, a Confraria dos Atores apresenta a peça ‘Rusga’, no Espaço Cênico do CTC. No enredo, quatro personagens, de forma embaralhada e entrelaçada, mostram-se alterados de forma irreversível pelos acontecimentos que permeiam a Rusga, episódio que teve como palco a Cuiabá de 1834, no dia 30 de maio. Neste trabalho, a companhia procura apresentar imagens e sensações saturadas desse dia tenebroso e incerto, sob a ótica de diversos personagens envolvidos direta ou indiretamente com o evento.

Capacitações

Também no dia 21, iniciam duas capacitações, uma dedicada a interpretação e outra a performance. Quem ministra a Oficina de Interpretação ‘Treinamento do ator com a linguagem da máscara teatral’ é o professor e ator do Grupo Teatral Moitará, Venício Fonseca. A capacitação oferece 30 vagas, e é direcionada a atores e atrizes com experiência e acima de 18 anos de idade. As aulas acontecem de 21 a 25 de março, das 09h às 13h. Já a Oficina de Performance “O Corpo Performativo”, será ministrada pela atriz, performer e teórica da performance, Eleonora Fabião. As aulas acontecem de 21 a 24 de março, das 14h às 18h, totalizando 16 horas/aula. São oferecidas 15 vagas, direcionadas a atrizes, atores, performers, artistas plásticos, acima de 18 anos. As inscrições para ambas as oficinas estarão disponíveis de 1º a 20 de março, no foyer do CTC, de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

No dia 24 de março, sábado, às 14h, será realizada a Mesa Redonda ‘Representação de Classe no Teatro em Mato Grosso’, atividade que possibilitará um reencontro com o fazer teatral, acerca da política e da representação de classe. Participam como debatedores Jan Moura, mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea; Ronaldo Adriano Freitas Lima, Coordenador de Cultura de Alta Floresta–MT; e Justino Astrevo Aguiar, do setor de Projetos Especiais da SEC-MT; e como provocador Carlos Ferreira, Coordenador do I Cuiabá em Cena. Já às 19h30, a atriz, performer e teórica da performance, Eleonora Fabião, ministra a palestra ‘Performance e Teatro: Poéticas e Políticas na Cena Contemporânea’. A mesa redonda e a palestra são abertas a todos os interessados. Todas as atividades de capacitação são gratuitas e acontecem no Espaço Cênico do CTC.

Programação ‘I Cuiabá em Cena’

20 de março, terça-feira

20h - Abertura oficial do I CUIABÁ EM CENA
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

20h30 - Peça convidada ‘Quiprocó’
Cia: Grupo Teatral Moitará
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

Mostra Local

21 de março, quarta-feira

20h – Performance ‘Maria Taquara em Foco’
Performer: Wagton Douglas
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

20h30 – Peça ‘Maria... Meu Bem...’
Cia: Tok-kya-ty
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

22 de março, quinta-feira

20h – Performance ‘Negras Memórias’
Performer: Stênio Soares
Local: Istituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

20h30 – Peça ‘O Circo’
Cia: Vostraz de Teatro
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

23 de março, sexta-feira

20h – Peça ‘Muito além das Borboletas’
Cia: Entrevia de Teatro
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

24 de março, sábado

18h – Peça: 'Andarilhos das Estrelas'
Cia: Grupo Tibanaré
Local: Praça Alencastro – Centro Histórico de Cuiabá

25 de março, domingo

20h – Peça: ‘Rusga’
Cia: Confraria do Atores
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

Capacitações

Oficina de Interpretação ‘Treinamento do ator com a linguagem da máscara teatral’
Com Venício Fonseca, Rio de Janeiro – RJ
De 21 a 25 de março, das 09h às 13h
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

Oficina de Performance 'O Corpo Performativo'
Com Eleonora Fabião, do Rio de Janeiro – RJ
De 21 a 24 de março, das 14h às 18h
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá

Mesa Redonda ‘Representação de Classe no Teatro em Mato Grosso’
24 de março, sábado, às 14h
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá - CTC

Palestra ‘Performance e Teatro: Poéticas e Políticas na Cena Contemporânea’, com Eleonora Fabião
24 de março, sábado, 19h30
Local: Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá – CTC

Serviço

‘I Cuiabá em Cena’
De 20 a 25 de março
Inscrições para oficinas: de 1º a 20 de março, no foyer do CTC, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h
Todas as atividades e espetáculo têm entrada gratuita
Informações: (65) 3624-5845 e 3054-5840




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114