Cuiabá | MT 07/05/2024
Variedades
Sábado, 28 de abril de 2012, 09h36

Globo destaca trabalho de `ex-escravos` na Arena Pantanal


O Jornal Nacional (Globo) destacou, neste sábado, o trabalho de operários que foram resgatados do trabalho escravo em Mato Grosso. Esses trabalhadores, já enfrentaram situações semelhantes à escravidão conseguiram uma nova oportunidade, e estão atuando na construção de um dos estádios da Copa do Mundo em Cuiabá.

Uma vida de exploração deixada para trás. Nivaldo e José Divino agora têm uma nova vida. Eles fazem parte de um grupo que foi resgatado pelos fiscais do trabalho em uma das ações de combate à exploração de mão de obra escrava em Mato Grosso. Hoje, estão empregados na Arena Pantanal, em Cuiabá, e, juntos a centenas de operários, constroem o estádio de uma das sedes da Copa do Mundo de 2014.

“Essa capacidade que eles adquirem agora faz com que não fiquem à mercê de todos e qualquer tipo de promessa”, avalia Valdinei Arruda, Superintendente de Trabalho e Emprego do Mato Grosso.

Essa transformação na vida desses homens foi resultado de muito esforço e dedicação. Deixaram o trabalho em condições degradantes e foram direto para a sala de aula. Durante seis meses estudaram noções básicas de matemática e português. Depois, mais 60 dias de qualificação profissional. Assim, se tornaram pedreiros.

Durval Fernando da Silva já conseguiu promoção. Passou de pedreiro para armador. Corta, dobra e amarra as ferragens que serão usadas nos pilares do estádio.

José Divino, de 57 anos, é zelador do alojamento. Nivaldo é pedreiro.

“Meu sonho é ter a minha casinha melhor, dar uma vida melhor para mim e para a minha esposa, e para nós”, conclui Nivaldo.

Fonte: G1 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114