Cuiabá | MT 18/05/2024
Variedades
Segunda, 10 de setembro de 2012, 09h58

Desfile cívico reúne 45 mil pessoas em Cuiabá


Os 190 anos de independência do Brasil foram comemorados na tarde da última sexta-feira (07.09), na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, com o tradicional desfile cívico. Aproximadamente 45 mil pessoas estiveram presentes ao evento e mesmo com o forte calor prestigiaram, assim como diversas autoridades, a passagem das tropas militares, da marinha, aeronáutica e das instituições, entidades e escolas que encerraram o desfile com suas bandas, fanfarras e coreografias e conferiram as apresentações motorizadas e aéreas que levaram a muitos aplausos.

Governador em exercício, Chico Daltro ressaltou a importância de um evento grandioso como esse e falou da parceria do Governo do Estado que, para garantir o sucesso do evento e visando o bem-estar da população que foi conferir o desfile montou tendas ao longo de todo o percurso, além de distribuir cerca de 100 mil copos de água. Ambulâncias de resgate ficaram espalhadas em pontos estratégicos e uma tenda da Cruz Vermelha ficou a postos para informar e atender eventuais incidentes.

"Todos trabalharam em conjunto para chegar nesse momento, para que a população pudesse ter esse sentimento cívico junto conosco do que é esse 7 de Setembro. Reunimos todas as instituições afins, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Exército, para brindar o público que veio comemorar essa data tão importante na nossa história”, disse o governador em exercício, Chico Daltro.

De acordo com o tenete coronel BM Paulo Wolkmer, responsável pela organização do evento, essa é uma data muito significativa, onde comemoramos nossa independência e nossa autonomia. Wolkmer destacou a união entre todos os envolvidos no 7 de Setembro, para que fosse proporcionado à população uma grande e valorosa comemoração. "O Governo do Estado em parceria com o Exército Brasileiro não mediu esforços para fazer desse evento uma grande festa da liberdade de uma nação", complementou.

Para o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias, essa data representa o resgate do patriotismo, do civismo. “Comemoramos a liberdade do povo, a evolução das Instituições, que por meio do Governo do Estado, executam ações e projetos especiais, voltados ao bem-estar da população".

Já o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado ressaltou a importância do evento ao se referir à apresentação dos oficiais. “Mostramos tudo que temos nossa estrutura, nossos equipamentos e toda a evolução das Instituições de defesa ao longo dos anos, sem dúvida, tivemos grandes avanços”, completou Diógenes.

O comandante interino da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, coronel Paulo Ricardo Chies, reforçou o sentimento de patriotismo, presente durante todo o evento. “Para nós é gratificante receber esse reconhecimento do público. Trouxemos nossa força e todo sentimento de nacionalidade para saudar nossa pátria. Hoje somos um país dono do nosso destino”.

A importância do 7 de Setembro e o resgate da nossa história foi o que destacou o secretário de Cultura João Laino. "Comemoramos o dia da Pátria, buscando valorizar uma história de luta, de vitórias, de conquistas, ensinando as nossas crianças e jovens a importância de sermos um país livre, autônomo e democrático".

Participaram também da solenidade cívica, o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Ildomar Macedo, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Carlos Milhomem, a secretária adjunta de Direitos Humanos, Vera Araújo, a secretária municipal de Governo, Aline Fonseca, representando o prefeito Chico Galindo, o comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Anderson José Barbosa, o comandante da Delegacia Fluvial de Cuiabá, capitão de corveta, Sergio de Brito Silva, o comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Construção, tenente coronel Paulo Afonso Bruno de Melo, o comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente coronel Mário Anselmo Marszaleck, além dos alunos das escolas municipais e estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114