Cuiabá | MT 27/04/2024
Variedades
Terça, 11 de dezembro de 2012, 17h13

Dia do Engenheiro - uma homenagem do Crea-MT


Há 79 anos foi regulamentada no Brasil a profissão de Engenheiro, pelo decreto 23.569, o qual em 1966 foi revogado pela Lei nº 5.194, legislação vigente. A lei estabelece as condições e regras para o exercício da profissão, determinando direitos e deveres aos profissionais. Além de impor condições no sentido de garantir proteção à sociedade, levando os profissionais a desempenharem suas funções com qualidade, responsabilidade e competência.

O anúncio de que o Brasil seria o país da Copa do Mundo em 2014 e o aquecimento do mercado imobiliário, provocado por programas governamentais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, tornou a engenharia civil uma das profissões mais concorridas e procuradas nas universidades brasileiras.

 

De acordo com o Confea, atualmente o Brasil possui aproximadamente 187 mil engenheiros civis atuando de forma regularizada, sendo que destes 2.621 estão registrados em Mato Grosso. Outro fato curioso é que dos 12 presidentes que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso teve em 46 anos, sete são engenheiros civis, incluindo o atual presidente.

 

Os resultados da engenharia são percebidas em todos os momentos da vida e revolucionaram o modo das pessoas conviverem e relacionarem-se.

 

A concentração da população em áreas urbanas, o encontro de pessoas de outros continentes e encurtamento de distâncias entre as pessoas que se amam parece ter sido um processo simples, na qual a atual geração nem imagina o quanto foi difícil em décadas passadas. Essa simplicidade toda se deve a engenhos complexos como o automóvel, usinas hidrelétricas, aviões, micro-ondas, internet e infinitas outras coisas que estão a volta de todos e regem a sinfonia da vida.

 

Aos olhos do engenheiro civil, o mundo é ciência e matemática que se transforma em conforto, segurança, sustento, lazer e emoção. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114