Cuiabá | MT 04/05/2024
Geral
Sexta, 26 de maio de 2006, 16h23

Fábrica de bloquetes será reativada com recursos estaduais


A fábrica de bloquetes do município de Ponte Branca, a 491 quilômetros ao sul da capital, será reativada com a doação de 10 mil sacos de cimento. O beneficio foi viabilizado pelo deputado Carlos Brito (PDT) junto à Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra). O prefeito Jurani Martins da Silva (PPS) explicou que esta é a primeira vez que o governo estadual contribui com o funcionamento da fábrica, já que a mesma, instalada há aproximadamente 15 anos, opera apenas com recursos municipais.

“Todos os anos reativamos a fábrica logo após o período das chuvas. Ela funciona entre os meses de junho a meados de outubro, sempre com recursos do próprio município. A matéria-prima é recolhida nos rios próximos a Ponte Branca e o cimento é comprado pela prefeitura”, ressaltou Jurani, justificando que este ano a fábrica ainda não tinha previsão de funcionamento pela falta de verbas para comprar o cimento.

Ele disse ainda que a quantidade de cimento doada será suficiente para a fabricação de 320 mil bloquetes, o que vai resultar na construção de aproximadamente quatro mil metros de calçadas e meio fio. Segundo ele, a maior quantidade já registrada desde a fundação da fábrica.

No entendimento de Brito, que esteve na fábrica durante visita aos municípios do Vale do Araguaia, a fabricação de bloquetes é imprescindível para a economia do município e geração de emprego e renda. “A sustentabilidade de um fábrica como esta é importante porque a cada dia paralisada os prestadores de serviço ficam sem emprego”, argumentou o deputado.

O prefeito Jurani explicou que a fábrica emprega diretamente 16 pessoas, sendo 10 para fabricação e mais seis para colocação dos bloquetes nas ruas. “Esses trabalhadores são contratados apenas para o período em que a fábrica fica aberta. São fabricados até 1.200 bloquetes diários, utilizados na pavimentação das ruas do município”.

O prédio foi reformado, tendo suas instalações ampliadas e que R$ 14 mil do investimento foram viabilizados pelo governador Blairo Maggi. O prefeito disse ainda que o Centro de Reabilitação Dom Aquino vai atender a grande demanda, já que o município recebe pacientes de algumas regiões vizinhas.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114