Cuiabá | MT 04/05/2024
Geral
Segunda, 29 de maio de 2006, 16h08

Estado orienta Municípios para conduzir política de Assistência Social


O Município de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) sedia até quarta-feira (31.05) a Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Cerca de 60 pessoas, entre gestores e conselheiros municipais da assistência social de 14 cidades do Estado participam do evento, que assessora esses Municípios na condução da política nacional de assistência social, dentro do que determina o SUAS. A capacitação é realizada no Centro de Convivência Lar do Idoso de Água Boa, onde técnicos da Setecs esclarecem dúvidas e acompanham in loco como os gestores municipais estão conduzindo as ações e programas sociais.

Entre os temas abordados durante a capacitação estão os princípios que estruturam o SUAS, instrumentos de gestão local, além da organização dos programas, projetos, serviços e ações da Assistência Social.

De acordo com a secretária-adjunta de Assistência Social da Setecs, Márcia Gebara, as capacitações nos municípios integram a política nacional de assistência social, que deve ser implementada pelos Estados nos Municípios. “O Governo está cumprindo o que determina o SUAS, mantendo o diálogo regionalizado e cada vez mais próximo dos gestores. Este é o nosso papel: capacitar e monitorar as ações sociais, a fim de que a condução da política de assistência social seja cada vez mais transparente e profissionalizada em Mato Grosso”.

Segundo a assistente social de Torixoréu, Cleide Batista Neres, o evento socializa conhecimentos, para que toda a equipe da assistência social do Município saiba suas responsabilidades. A capacitação ainda esclarece quem são os usuários da assistência social e nos dá respaldo para trabalhar com esse público, trazendo expectativa de mudanças. Fica claro a partir daí, que gestores e conselheiros têm o dever de contribuir para a diminuição da desigualdade social, resgatando a família e promovendo a inclusão social”, destacou.

Para a secretária de Ação Social de Novo São Joaquim, Helen Cristina Ribeiro, o encontro ainda auxilia a identificar a necessidade de cada região. “Precisamos esclarecer todas as dúvidas com relação ao funcionamento da nova política do SUAS. É preciso que cada um saiba sua responsabilidade dentro da assistência social, para que todos tenham condições de sinalizar os problemas do Município”, disse.

A gestora de Água Boa, Maria Aparecida Martins de Almeida, agradeceu a oportunidade do Município em sediar a capacitação. “Somos os anfitriões desse evento e estamos gratos por isso. Diante da crise do agronegócio este ano, está difícil até mesmo para o Município liberar recursos e deslocar os gestores até outras localidades. Esta explanação de perto, faz com que captemos melhor todo conteúdo da capacitação”, ressaltou.

Participam do encontro as cidades de Água Boa, Araguaiana, Barra do Garças, Canarana, Campinápolis, Cocalinho, General Carneiro, Nova Xavantina, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Querência, Ribeirão Cascalheira e Torixoréo.

Além do Médio Araguaia, mais nove pólos também receberão a capacitação do Estado, sendo Cáceres, Juína, Alta Floresta, Sorriso, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia e Cuiabá.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114