Cuiabá | MT 01/05/2024
Geral
Segunda, 12 de junho de 2006, 15h15

Aftosa: Termina o prazo para comunicar vacinação


Em decorrência das unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado não funcionarem no fim de semana, os produtores rurais têm prazo até hoje (12) para comunicarem ao órgão responsável pela defesa animal e vegetal em Mato Grosso a confirmação da vacina contra febre aftosa em seus rebanhos bovinos e bubalinos.

Este ano, a segunda etapa da campanha para combater a doença animal ocorreu no período de 2 a 31 de maio, com a meta de imunizar mais de 10,8 milhões do rebanho bovino e bubalino de 0 a 24 meses.

Por lei, necessariamente, os produtores têm que comunicar a imunização nos escritórios regionais. Na próxima semana, os técnicos do Indea irão visitar todas as propriedades que não fizeram a comunicação, fazendo a notificação dos proprietários ou arrendatários.

Feita a notificação, o produtor tem prazo de 72 horas para realizar a imunização.Se o pecuarista vacinar e não comunicar ao Indea, sofrerá uma penalidade administrativa, ficando proibido de movimentar o gado o dobro de tempo que levou para comunicar ao órgão.

A não aplicação da vacina prevê cobrança de R$ 59,00 por cabeça não vacinada. Neste caso, o pecuarista terá que realizar a vacinação em data estabelecida e sob a fiscalização do Indea.

Mantendo o rigor para continuar livre da aftosa, na segunda etapa de 2005 Mato Grosso obteve o índice vacinal de 98,41% do rebanho. Na primeira etapa da campanha deste ano, realizada no mês de fevereiro, o Estado mais uma vez superou o índice com a vacinação de 96,06% do rebanho, ou seja, mais de 5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos entre 0 e 12 meses foram imunizados.

Já o índice geral do ano passado foi considerado o maior até o momento na história da pecuária mato-grossense, com a cobertura vacinal de 99,45% do rebanho de 26 milhões de cabeças.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-65-3015 ou pelo site www.indea.mt.gov.br.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114