Cuiabá | MT 04/05/2024
Geral
Terça, 05 de agosto de 2008, 17h57

Entidades discutem MP 432 com deputado federal Carlos Abicalil


O vice-presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), Carlos Ernesto Augustin, participou na segunda-feira (04) de reunião com o deputado federal Carlos Abicalil (PT) e outras lideranças do agronegócio no Estado. Em pauta, as sugestões de alterações na Medida Provisória 432/08, que deverá ser votada nesta quarta-feira (06), em Brasília.

Entre as sugestões dos agricultores está a proposta de adequação das condições para o parcelamento das dívidas rurais dos produtores de Mato Grosso. De acordo com eles, são medidas de impacto positivo para o setor e viabilizarão a continuidade da atividade, principalmente daqueles que comercializaram a safra em condições desfavoráveis.

As propostas para os investimentos (BNDES, FINAME, Fundos Constitucionais e outros) são prazo de mais cinco anos para o pagamento pelos produtores de MT e RS, e os produtores dos municípios que tiveram declarada emergência nos últimos cinco anos. Ainda dentro deste item, está a proposta de pagamento de 40% da parcela de 2008, de forma linear, já que não se aplica nestas operações o caso a caso. Outra proposta é a garantia do pagamento de 10% da parcela de 2008 aos produtores que comprovem, mediante análise, a incapacidade de pagamento dos 40%.

Para os custeios repactuados e FAT Giro Rural, os produtores propõem que sejam garantidas, para a parcela de 2008, as mesmas condições de pagamento aplicadas às parcelas dos investimentos agrícolas. Para as dívidas não renegociadas incluídas no FAT Giro Rural e passíveis de repactuação, os empresários solicitam a reclassificação nas mesmas condições de normalidade.

O deputado Carlos Abicalil garantiu que irá se reunir com outros parlamentares ligados ao governo, diretores do Banco do Brasil, autoridades dos Ministérios da Fazenda e da Casa Civil. “Vamos diminuir esta distância entre o que é e o que deveria ser”, afirmou o deputado.

Também participaram da reunião o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, e o presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Elton Hamer, além de outros produtores do Estado.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114