Cuiabá | MT 06/05/2024
Geral
Segunda, 17 de novembro de 2008, 09h23

Seminário da Esmagis aborda Paradigmas de Resolução de Conflitos


Novas perspectivas para conciliação nos Juizados Especiais foi o tema da palestra de abertura do 1º Seminário Mato-grossense Sobre os Novos Paradigmas de Resolução de Conflitos realizado ontem, domingo (16/11), às 19 horas, em Chapada dos Guimarães, com o palestrante, o ministro aposentado do Superior Tribunal Federal, José Augusto Delgado. O seminário é uma realização da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e reune magistrados de todo o Estado para debater alternativas para a resolução de conflitos.

Para mediar as discussões, visando a capacitação dos magistrados que atuem na perspectiva de promover mudanças de comportamento cultural da sociedade, a Esmagis reuniu autoridades renomadas no país sobre o tema. Na programação do evento, para a segunda-feira (17/11) no período da manhã serão abordados os temas: Resolução dos conflitos no Sistema Americano, pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Pernambuco; e Um diálogo entre a terapia familiar sistêmica e as práticas restaurativas, a ser proferida pela psicóloga Júlia Rocha, do Estado do Pernambuco. No período da tarde, o ministro do STJ, João Otávio de Noronha, ministrará palestra com o tema Políticas Públicas e Mediação Comunitária.

A especialista em resolução de conflitos, professora Sílvia Regina Lomberti Melhorança, também irá trabalhar com os magistrados o tema Promoção e desenvolvimento de uma alteridade cidadã: colóquios em torno da contribuição do Poder Judiciário para a efetivação das formas alternativas de solução de conflitos em Mato Grosso.

Para o dia 18, terça-feira, estão previstas palestras com os advogados do Estado de Pernambuco, Carlos Eduardo de Vasconcellos e Emanuel Plácido Oliveira de Moraes e o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Antônio Rulli Júnior. Os temas a serem abordados serão: Pressupostos Epistemológicos de uma inserção da Mediação e da Arbitragem na Organização Judiciária; Mediação on line: Uma Ferramenta a Serviço da Pacificação Social; e A Mediação e a Educação Superior.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114