Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Terça, 12 de maio de 2009, 09h51

Mulheres assumem posição de destaque na RFS do Brasil


Na subsidiária brasileira, cinco executivas lideram cargos estratégicos para a companhia

São Paulo – Há muito tempo as mulheres deixaram o posto interino de donas de casa para assumirem o papel de gestoras. Um exemplo disso pode ser observado no Brasil na RFS - Radio Frequency Systems, fabricante mundial de soluções para comunicação sem fio.

A empresa, responsável pelas operações na América Latina, mantém cinco executivas em cargos estratégicos, liderando projetos globais e comandando equipes formadas, em sua maioria, por homens. São elas Solange Almeida, que acumula as funções de diretora de vendas, novos negócios e gerente global da conta da Telefónica; Mônica Matsutani, responsável pela fábrica de micro-ondas; Pilar Lopes, gerente de marketing e comunicação; Sabrina Moreira, gerente de recursos humanos; e Josinês Oliveira, gerente administrativa de vendas.

Solange e Mônica foram recém-promovidas e embora possuam perfis diferentes, ambas ganharam destaque na RFS por estarem em posições que antes só haviam sido ocupadas por homens. Elas têm experiência e são comprometidas com o trabalho que desenvolvem e, por isso, chegaram nos respectivos postos. A competência, sem dúvida, independente do sexo, é o que contribuiu efetivamente para as nomeações, diz Roberto Pinto, presidente da RFS Brasil.

Desde 2007 como diretora de vendas e desenvolvimento de negócios para a região da América Latina, Solange Almeida tem também responsabilidades junto às operadoras brasileiras e agora assume atribuições como gerente global da conta da Telefónica. Com o novo posto, a executiva irá gerenciar diretamente os contatos mundiais com a operadora, tanto na área móvel quanto fixa; definirá estratégias e negociações regionais; e trocará experiências de sucesso com as demais subsidiárias da RFS, criando uma maior sinergia dentro da empresa com relação ao atendimento desta conta. A Telefónica representa a terceira maior operadora no mundo e está entre as oito contas estratégicas da RFS. Assumir esse novo cargo é um grande e motivador desafio, diz Solange.

Já Mônica Matsutani, que está na RFS há quatro anos como gerente de produtos, é a nova gerente da fábrica de RLN (Radio Link Networks), responsável pela produção de antenas micro-ondas. Ter uma mulher no comando da produção é um fato global inovador dentro RFS, mas que tem sido bem recebido, visto que 30% do quadro de funcionários da fábrica são mulheres. O objetivo agora é trabalhar com uma visão do todo - estratégica e operacional - conhecendo o mercado, a concorrência e apresentando o produto certo. O desafio maior é aumentar a produtividade, que envolve volume, custos e prazos de entrega, relata.

Outra executiva de destaque é Pilar Lopes, gerente de marketing e comunicação, que assumiu o cargo em 2006 e é responsável pela comunicação externa, interna e web. Alguns dos projetos criados e liderados por ela têm sido reconhecidos como parte das melhores práticas globais da companhia. Ao construir uma imagem, as variáveis que têm que ser consideradas são as mais diversas. A comunicação tem que ser integrada para ser eficiente junto a todos os stakeholders, destaca Pilar, completando: Em 2008, implantamos novas ferramentas de comunicação interna, além de campanhas visando a conscientização e a mudança de atitude. Na área externa, participamos dos principais eventos do setor e intensificamos o marketing de relacionamento. Neste ano, o foco será nas ferramentas eletrônicas.

Sabrina Moreira, que possui apenas 29 anos, é gerente de recursos humanos desde o ano passado e coordena toda a rotina da área de RH, que inclui os subprocessos das áreas de Treinamento & Desenvolvimento, Gerenciamento de Talentos, Recrutamento & Seleção, Remuneração & Benefícios, Administração de Pessoal e Qualidade de Vida. Sob sua gestão, têm sido implementados vários programas com o intuito de desenvolver, motivar e reter os talentos internos. No RH, a cada passo dado, encontramos um novo desafio e justamente por isso, é tão motivador, comenta Sabrina.

Para completar a lista, está Josinês Oliveira, recentemente promovida a gerente administrativa de vendas, responsável pelas áreas de entrada e administração dos pedidos e pós-vendas. A executiva, que está na RFS desde 1993, também coordena o processo de forecast comercial, bem como o acompanhamento de entrega dos pedidos, dando o suporte aos clientes com o objetivo de garantir o atendimento na data prometida. Além disso, Josinês é responsável pela elaboração de relatórios gerenciais com informações comerciais (faturamento, pedidos e previsões de vendas) alinhadas aos objetivos e metas da empresa para o ano.

Nas fotos abaixo: Josines, Mônica, Pilar, Sabrina e Solange:


Josinês Oliveira, gerente administrativa de vendas.



Mônica Matsutani, responsável pela fábrica de micro-ondas.




Pilar Lopes, gerente de marketing e comunicação.



Sabrina Moreira, gerente de recursos humanos




Solange Almeida, que acumula as funções de diretora de vendas, novos negócios e gerente global da conta da Telefónica.



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114