Cuiabá | MT 28/04/2024
Geral
Quinta, 14 de maio de 2009, 11h40

Chuva forte volta a alagar ruas centrais de Cuiabá


Dentro do que previa alerta enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, chove forte e em grande volume neste momento (10h40) em Cuiabá, o que já perdura cerca de meia hora.

Há um grande volume de água sobre a pista da avenida Miguel Sutil, entre o supermercados Modelo e o Posto Vip onde os carros atravessam com dificuldades.

A.Romeu

Na parte debaixo da pista, na avenida Marginal a água também toma conta da pista onde automóveis deixam de atravessar sob risco de apresentarem problemas. Na avenida da Prainha, próximo da avenida Mato Grosso, a enxurrada causa congestionamento. Não chovia em Cuiabá havia cerca de 30 dias.

A presença de áreas de instabilidade sobre o centro-norte, oeste e sudoeste do Mato Grosso forma nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. O alerta é válido para todo o Estado de Mato Grosso, conforme a Defesa Civil.

Segundo a Defesa Civil os alertas de chuva forte foram emitidos para os Estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Roraima, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Mato Grosso.

Ontem havia a presença de áreas de instabilidade tropicais sobre o Norte do Brasil com a formação de nuvens carregadas e profundas que provocaram pancadas de chuva em Roraima.

Para hoje a previsão era de pancadas de chuva no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no Pará e em Tocantins. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-sul de Roraima e no centro-norte do Tocantins. Ainda para hoje áreas de instabilidade tropicais sobre o Nordeste mantêm as condições de pancadas de chuva na Paraíba, em Pernambuco, em Alagoas, em Sergipe e no Recôncavo baiano, nordeste e norte da Bahia.

Mantém se a previsão de chuvas para o Maranhão, no Piauí, no Ceará e no Rio Grande do Norte. Persiste o alerta que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-oeste da Paraíba e do Pernambuco.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Maranhão e Piauí são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114