Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Sexta, 24 de novembro de 2017, 16h01

Mutirão da Cidadania 'Prati-Cidade' movimenta a Região do Imperial na oferta de serviços gratuitos


.

O atendimento a quem procura serviços de Saúde, em consultas médicas foi um dos mais requisitados na manhã desta sexta-feira (24) durante a última Edição de 2017 do Mutirão de Cidadania “Prati-Cidade”, no bairro Imperial. O serviço é um dos cerca de 120 que estão sendo disponibilizados à população, que incluem ainda orientações para microempreendedores individuais, emissão de carteira de trabalho, serviços de cadastramento de imóveis, avaliação das condicionalidades da saúde para o Bolsa Família e o Cadastro Único, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, serviços de Assistência Social do município, intermediação de mão de obra através do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e oportunidades com o MT Desenvolve.

De acordo com a secretária interina de Assistência Social, Flávia Omar, o serviço de intermediação de mão de obra por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o de Saúde são especialmente relevantes, sendo o primeiro por oportunizar ao cidadão desempregado a fazer parte de um cadastro de emprego, e o de Saúde o mais procurado, em todas as Edições dos Mutirões por ofertar serviços perto de suas casas, não precisando se deslocar para unidades de Saúde.

“O cidadão atendido no serviço de Saúde já sai regulado para atendimento em especialidades, e com o remédio em mãos. As consultas médicas são bem procuradas pela qualidade dos atendimentos e soluções. É missão dos governantes também auxiliar no que for possível a sua população para superar a crise econômica atual, mas especialmente a quem busca trabalho, o mais rapidamente possível, por isso foi estabelecida parceria com órgãos do Governo do Estado, não só nesta questão do cadastro de emprego, como também no fortalecimento do microempreendedor com acesso ao MT Desenvolve, um órgão do Governo do Estado, que é uma agência de fomento, que atua com linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, incluindo as prefeituras, e para o setor rural. É importante que os cidadãos conheçam os serviços que são disponibilizados. Nas comunidades existem inúmeras pequenas empresas que querem expandir os negócios. O conhecimento é tudo”.

O estudante André Gonçalves Moreira, 23 anos, foi embora do mutirão satisfeito. Ele, que procura um novo emprego, conseguiu se cadastrar concorrendo uma vaga. “Tive que trancar os estudos para sustentar minha família. Trabalho desde cedo, e agora procuro um serviço mais qualificado, com as experiências que tenho em auxiliar de escritório. Com um novo emprego espero terminar os estudos e ir para uma faculdade e cursar administração”, contou ele.

Já a dona de Casa Maria Tercila da Silva, mãe de 4 adolescentes, foi ao mutirão em busca de serviços de Saúde para ela e seus filhos. Atualizou a carteira vacinal de toda a família, e aproveitou os serviços do estande do Centro Universitário UNIVAG, que estava orientando principalmente crianças e adolescentes sobre higiene bucal, e reservado a este público um canto de leitura. “Primeiro cuidei do atendimento dos meus filhos. Quando fui para a consulta médica, meus filhos ficaram na sala que estava ensinando meus filhos a escovar dentes e da importância de deixar os dentes limpinhos. Ficaram em boas mãos com os profissionais, e foram logo pegando os livros de histórias”.

Flávia Omar explicou que o “Prati-Cidade”, é um grande mutirão socioassistencial, e que cada edição vem aumentando a oferta de serviços, graças as parcerias estabelecidas com órgãos do Governo do Estado, Polícia Militar e instituições filantrópicas, além de todos os serviços da Administração Municipal. “Esta é a última Edição do ano de 2017, e com certeza fechamos dentro do Padrão do Programa, em atender não só a população sede do Mutirão como também de bairros de abrangência. A cada Edição, em um único dia, atendemos cerca de 3 mil moradores em suas necessidades, fora os serviços de infraestrutura e limpeza urbana, iluminação pública, que são intensificados nos dias que antecedem a data da realização da grande ação nos bairros contemplados. O Mutirão aproxima os gestores da população, onde os moradores podem conversar diretamente com os secretários na busca de soluções para seus problemas”, concluiu.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114