Cuiabá | MT 27/04/2024
Geral
Terça, 13 de outubro de 2009, 15h57

Instituto Memória expõe acervo da Assembleia em Tangará da Serra


Um patrimônio de 165 anos de parte da história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – formado por leis, decretos e resoluções – se tornou o centro das atenções durante um ciclo de palestras realizado em Tangará da Serra, sob o tema “Potencial Agrícola Natural em Mato Grosso e a Necessidade de Inovação”.

O acervo apresentado em exposição pelo Instituto Memória do Poder Legislativo de Mato Grosso (IMPL) mostrou o universo de incentivos estabelecidos pelo Legislativo – desde 1844 – em benefício dos potenciais agrícolas naturais do estado e do seu desenvolvimento. Para a superintendente do Instituto, Ísis Catarina Brandão, a mostra serviu ainda para criar um referencial e também fortalecer conceitos sobre o grau de importância dedicado pelos parlamentares mato-grossenses ao desenvolvimento do estado.

Alguns dos objetivos e resultados esperados pela conferência foram: a) ampliar a concepção de agricultura pelos diferentes segmentos da sociedade; b) estimular a percepção da necessidade de valorização das potencialidades agrícolas de plantas nativas de Mato Grosso – implicando em conhecimento, incentivo e inovação de uso e práticas agrícolas; e c) divulgação das potencialidades das plantas cultivadas na agricultura doméstica.

Entre as medidas estabelecidas pelo Legislativo ao longo dos três últimos séculos estão a isenção do pagamento de “dízimo” pela cultura do algodão (Resolução nº 07, de 12.04.1844); a extinção do imposto sobre o guaraná, estabelecido por Lei Provincial, com a revogação das verbas das então Receitas Provinciais e Municipais (Resolução nº 01, de 15.05.1858); e a criação de prêmio de incentivo à produção de borracha, café limpo e algodão descaroçado para exportação e incentivo para importação de touros “de fina raça”. A segunda medida teve como objetivo o aprimoramento do “gado vacum” (Lei nº 05, de 30.05.1874).

A Assembleia também isentou do imposto de exportação o açúcar fabricado em Mato Grosso (Resolução nº 292, de 10.04.1901). A socialização das políticas públicas voltadas para a agricultura e a percepção da necessidade de reeducação quanto ao uso e às práticas agrícolas atualmente desenvolvidas em Mato Grosso também fizeram parte dos objetivos e resultados esperados pelo encontro.

“A presença da Assembleia Legislativa nesse encontro, por meio do Instituto Memória, cumpriu mais uma etapa do trabalho de divulgar seu acervo histórico e mostrar que a instituição sempre priorizou as políticas de incentivo ao desenvolvimento das potencialidades do estado”, observou Ísis Catarina.

A exposição do acervo da Assembleia Legislativa foi visitada, na ocasião, por professores e acadêmicos; proprietários, agrônomos e outros trabalhadores do setor; representantes das populações urbana e rural, e do governo municipal e segmentos da sociedade organizada.

Os doutores Fábio Nolasco (professor de Agronomia e consultor da Unesco); Paulo Roberto Menezes Lima (professor, assessor de Assuntos Estratégicos do Governo Federal); João Carlos Maia (professor e presidente da Fapemat – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso); e Helmuth Forte Daltro (professor e superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso) foram alguns dos conferencistas presentes. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Tangará da Serra sob a coordenação da professora MS Marfa Magali Roehrs e prestigiado pelo coordenador do Laboratório de Metodologia Científica, professor MS Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114