Cuiabá | MT 27/04/2024
Geral
Terça, 13 de outubro de 2009, 15h57

Número de fornecedores do Estado cresceu 419% em sete anos


Atualmente estão cadastrados 3742 fornecedores na Central de Licitações de Mato Grosso, tanto pessoa jurídica como pessoa física. Esse número é 419% maior que o número de fornecedores em 2002, quando apenas 893 eram cadastrados.

Um destes fornecedores é o senhor Clair Ugolini, proprietário das empresas Tecnogás e Comercial Toda Hora, que atualmente supre a necessidade de água, gás e gêneros alimentícios para o Estado de Mato Grosso. Ugolini contou que há cinco anos fornece produtos para o Estado, desde quando os pregões eram realizados na bolsa de cereais e depois participando das licitações na Secretaria de Estado de Administração (SAD).

¿Desde que começamos a fornecer para o Estado nosso volume de venda cresceu muito, assim como a empresa. O faturamento triplicou. Também aumentamos a geração de emprego. No início tínhamos sete funcionários e hoje temos cerca de 30¿, explicou Ugolini.

O empresário ressaltou que ser fornecedor do Estado é muito bom, pois ¿no Governo Blairo Maggi temos certeza que vamos receber¿. Para Ugolini, o processo adotado hoje nas licitações é um dos pontos fortes do Governo e algo que não terá como ser revertido. ¿Nem com um novo governo, não há como voltar atrás no processo das licitações¿.

Partindo da mesma opinião, o empresário Alex Botelho, da empresa Sal Bus, ressalta que um dos fatores que atraem fornecedores para o Estado é a credibilidade do Governo com relação ao pagamento. ¿Os pagamentos são realizados rigorosamente em dia e isso valoriza o dinheiro público. Antes, o fornecedor tinha que calcular a perda que teria com o atraso de pagamento, hoje não há perdas pois o pagamento é garantido¿.

Alex fornece veículos para o Estado desde 2007 e contou que 75% do faturamento da sua empresa hoje é para o Governo. ¿Ser fornecedor do Estado alavancou e muito a empresa. Quando começamos tínhamos apenas 12 veículos e hoje a empresa conta com 120, sendo que 90 estão locados para o Estado. Nós tínhamos dois funcionários e hoje temos 24 trabalhadores diretos. Não há como não dizer que o Estado fomenta a economia local com os pregões presenciais¿, ressaltou.

Segundo Alex, é louvável a forma como funciona a parte gerencial da frota alugada, o que dá mais credibilidade na hora de fornecer. Outro fator é a transparência nos processos licitatórios. ¿O site da SAD e o Portal de Aquisições dá transparência para qualquer pessoa acompanhar. Quando não posso ir a um pregão que me interessa assisto em tempo real pela internet e isso é muito bom¿, concluiu.

REGULARIDADE FISCAL

As empresas interessadas em participar das licitações governamentais precisam estar regulares com a Fazenda Estadual, apresentar a prova de quitação com o INSS, de regularidade com o FGTS e a certidão negativa da dívida ativa.

A relação completa dos documentos necessários para a inscrição do Cadastro Geral de Fornecedores também está disponível no Portal de Aquisições, com link no site da SAD (www.sad.mt.gov.br).


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114