Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Segunda, 18 de dezembro de 2017, 10h06

Comerciantes aprovam projeto 'Natal Feliz' e comemoram aumento nas vendas


.

Com a chegada das festividades do Natal e do Ano Novo, o comércio tende a ser bastante beneficiado. O mês de dezembro é a época em que as pessoas acabam consumindo muito mais que nas outras épocas do ano, pois além das férias e do 13º salário a decoração natalina é uma atração à parte. Em Várzea Grande, o projeto 'Natal Feliz' da Administração Municipal, traz decoração e atrações culturais à praça Aquidaban, no centro da cidade, e têm contribuído sim com o aumento das vendas no comércio local. Essa é a avaliação feita por proprietários de estabelecimentos e comerciantes ambulantes.

"Posso falar com propriedade que essa comemoração feita aqui na praça atrai mais clientes para nós que vivemos do comércio. Há 13 anos tenho esse serviço de sanduíche aqui na praça e essas comemorações do Natal principalmente que ocorreram nos últimos anos, são fundamentais para aumentar nossa clientela. As famílias vêm trazer as crianças para ver o Papai Noel, casais vêm tirar fotos por causa da decoração, todos assistem aos musicais e terminam o passeio fazendo um lanche aqui conosco”, comemora a empresária Janir Camargo.

A proprietária de outro comércio de alimentos em frente à praça onde está sendo realizado o 'Natal Feliz' da Prefeitura de Várzea Grande, Vanessa Oliveira, explica que somente permanece com as portas abertas após as 18h por causa das atrações culturais que ocorrem a partir das 19h aos sábados e domingos. "Esse é o segundo ano que ficamos abertos até mais tarde, por que existe uma demanda de clientes que vêm à praça. Geralmente no final do ano, os estabelecimentos comerciais expandem os seus horários de trabalho e a contratação de funcionários temporários, mas nós só estamos abrindo por causa das comemorações que ocorrem na praça e especificamente aos sábados e domingos. Do contrário, não seria viável”, declara Vanessa.

Flora Jeanes, vendedora ambulante há oito anos, também explica que aproveita a data do Natal e o evento 'Natal Feliz' para reforçar a renda familiar. “No Natal, a maioria das pessoas procuram por presentes e lembranças para amigos ou familiares e, eventos como este, ajudam os clientes a consumirem meus produtos, que são brinquedos e lembrancinhas”, declara Flora que além de trabalhar traz os filhos para tirar foto com o Papai Noel e assistir aos shows.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, além de uma oportunidade ímpar das famílias se reúnirem e comemorarem, deixar a cidade decorada é uma forma de "despertar uma pré-disposição para o Natal e de lembrar o consumidor que vale a pena presentear”.

A chegada da decoração de Natal também surpreende os consumidores. "O Natal deixa a cidade mais bonita", diz a moradora do bairro Ouro Verde, Daniele Bráz, que aproveitou o passeio com os sobrinhos para fotografar cada ponto decorado da praça Aquidaban. “As fotos são uma recordação para quando as crianças crescerem. Tenho certeza que irão lembrar-se desses momentos com a tia”, disse.

A decoração natalina também tem ajudado algumas instituições beneficentes que integram o projeto 'Natal Feliz', a elevar as vendas neste final de ano e ajudar com os trabalhos sociais que desenvolvem, vendendo comidas típicas e lanches. Como a instituição Cáritas, que atualmente atende a 800 crianças carentes de três a 11 anos, de 16 bairros várzeagrandenses sempre aos sábados com evangelização, ações educativas e lanches, faz parte do grupo da feira gastronômica.

Outro exemplo é a organização LÍRIOS – Liga de Reestruturação das irmãs Ofendidas no seu Sentimento, que presta apoio psicossocial às mulheres em situação de violência, mantendo uma casa de apoio, bazares beneficentes, além de trabalhos de valorização da mulher, atenção à educação, apoio psicológico e jurídico.

Neste, sábado, 16, além de tirar fotos, visitar o Papai Noel e provar diversas iguarias da culinária local, quem foi à praça Aquidaban pôde conferir as apresentações do grupo de dança da Escola Municipal de Educação Básica “José Estejo de Mendonça”, a fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica “Lenine de Campos Póvoas”, as cantoras mirins Amanda e Jasmim, o Teatro de Sombras da Escola Municipal de Educação Básica “Gonçalo Domingos de Campos”, as atrações do Instituto Jaiminho: trio Luiz Felipe, boneca Vitória e Crislaine, e, o palhaço Chocolate, além da apresentação da Banda Municipal.

“É muito importante para essas crianças se apresentarem em um palco como este, para um público de rua. É uma experiência única para eles que se sentem como verdadeiros artistas. É valoroso prestigiar”, declarou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

O 'Natal Feliz' segue com a programação na Praça Aquidaban nesta próxima sexta-feira 22 de dezembro e sábado 23 de dezembro. Início das apresentações às 19h.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114